A rivalidade entre São José e Taubaté foi bem traduzida na decisão da Copa Paulista de Futsal. Após um primeiro jogo emocionante, com direito a gol da vitória no último lance, a segunda partida da final, disputada neste domingo, também foi eletrizante. No ginásio do Tênis Clube, os times fizeram um duelo recheado de gols. Nove no total. Cinco para os joseenses, e quatro para os taubateanos. O 5 a 4 no tempo normal levou a partida para a prorrogação. No tempo extra, São José segurou o empate por 0 a 0 e conquistou o título da Copa Paulista.

Henrique Pedreira/TV Vanguarda

São José fatura o título da Copa Paulista de Futsal 2016

Na primeira partida da final, os taubateanos venceram por 3 a 2. Por isso, tinham a vantagem do empate no tempo normal neste segundo jogo. Mas Guerra, Portuga, Johnny, Wilsinho e Vandinho balançaram as redes para São José e deram a vitória aos joseenses no tempo regulamentar. Hernandes (duas vezes), Valtinho e Andrew foram os autores dos gols taubateanos. Na prorrogação, a vantagem do empate passou a ser do São José porque a equipe fez melhor campanha no torneio.

O São José, por pouco, não conquistou o título de forma invicta. A equipe teve apenas uma derrota no torneio. O revés foi justamente para o Taubaté, na primeira partida da decisão. O duelo deste domingo põe um ponto final na temporada 2016 das duas equipes.

O jogo

As equipes começaram o jogo se estudando bastante, com muitas trocas de passes. Com pouco mais de três minutos de bola rolando, Taubaté abriu o placar. O goleiro Velloso fez o lançamento de uma área para a outra e encontrou Hernandes. O jogador deu um leve desvio de cabeça e, após rebote do goleiro, tocou para as redes. O São José, que precisava da vitória para forçar a prorrogação, aumentou a intensidade do jogo. A pressão surtiu efeito. A 11 minutos para o fim do primeiro tempo, Guerra mandou para as redes após uma série de chutes contra o gol taubateanos. Mas, a cinco minutos do término da etapa inicial, os taubateanos fizeram mais um. Velloso novamente lançou a bola na área adversária. Após uma dividida, a bola sobrou para Hernandes, que marcou o segundo dele.

Assim que o segundo tempo começou, o São José empatou o jogo. Portuga aproveitou uma sobra na área e deixou o placar em 2 a 2. A 15 minutos do fim do segundo tempo, o Taubaté passou à frente novamente, com Valtinho. Os donos da casa foram buscar o empate e, a oito minutos do fim, Johnny chutou forte de fora da área e fez o terceiro do São José. No minuto seguinte, Andrew concluiu uma jogada bem trabalhada pelo Taubaté e fez 4 a 3 para os visitantes. E a chuva de gols não parou por aí. A três e a dois minutos do apito final, Wilsinho e Vandinho fizeram o quarto e o quinto gol do São José, respectivamente, e colocaram os anfitriões à frente. Com a vitória por 5 a 4 no tempo normal, os joseenses levaram a partida para a prorrogação.

No tempo extra, São José passou a ter a vantagem do empate por ter feito melhor campanha no campeonato. E os joseenses souberam administrar bem o regulamento. Bem postados na defesa, seguravam as investidas do Taubaté e arriscavam contra-ataques. Desta forma, passaram-se os dez minutos da prorrogação e, sem nenhum gol marcado, São José ficou com o título.