Vai começar, neste domingo, a Copa do Mundo de Futsal, que será disputada na Colômbia entre os dias 10 de setembro e 1° de outubro. E um brasileiro, que não defende a seleção verde e amarela, não vê a hora para o início da competição: Léo Higuita, que é naturalizado e vai defender as cores do Cazaquistão, país estreante em Mundiais. Apontado como melhor goleiro de futsal do mundo na temporada 2015/2016, Higuita celebrou a nova chance de continuar fazendo história pela equipe cazaque, que, em fevereiro deste ano, ficou com o inédito terceiro lugar na Eurocopa.

Getty Images

O brasileiro Léo Higuita defende o gol do Cazaquistão. Foto: Getty Images

– Maior importância da minha vida. Qualquer jogador tem esse sonho de jogar o Mundial e comigo não é diferente. Para mim, é o torneio mais esperado da minha carreira. Então vai se tornar o mais importante com certeza e, se Deus quiser, vamos fazer ser marcante na minha vida com os resultados positivos – disse o goleiro, que projeta, pelo menos, uma vaga na segunda fase da competição.

– Acho que, no mínimo, podemos chegar às oitavas de final. Queremos nos classificar para a segunda fase. A partir daí, não podemos prever nada, porque, a partir do mata-mata, todo jogo é uma final, perdeu está fora. Tem um monte de seleção qualificada que pode ganhar da gente, como também o contrário. Nosso objetivo inicial é a classificação.

Natural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Léo Higuita atualmente defende o Kairat, por onde já faturou a Uefa Cup, além dos títulos da Liga Cazaque, Copa do Cazaquistão e a Copa Eremenko. O goleiro, aliás, não escondeu a motivação extra em poder esbarrar com o país natal durante a competição e parar nomes da seleção brasileira como Falcão e Bateria.

– Seria perfeito ganhar do Brasil. Teríamos que fazer um jogo perfeito, sem erros, para conseguir a vitória. Acredito que seria a vitória mais importante da minha vida, até pelos craques que se encontram do outro lado, só jogador de time grande e com muita história, como Falcão, Bateria, que estão entre os melhores do mundo. Para mim, com certeza seria um prazer pará-los, mas, para isso, temos que jogar muito bem e principalmente não errar. Tudo pode acontecer no futsal.

Getty Images

Léo revelou o carinho do povo colombiano por conta do apelido inspirado no ex-goleiro da seleção local. Foto: Getty Images

Já na Colômbia para a competição, Léo revelou o carinho do povo local, provocado em grande parte pelo apelido inspirado no irreverente e lendário Higuita, ex-goleiro da seleção colombiana de futebol e conhecido por ser o “arqueiro mais louco da história”.

– Muitas pessoas aqui já perguntaram por que Léo Higuita e sempre explico. Não me cansa ficar falando, até porque é curioso mesmo você chegar a um país que tem um ídolo com seu apelido. É até prazeroso explicar. Ele marcou época. Quando ganhei esse apelido, era um ídolo mundial, não apenas dos colombianos. Muitos já se identificaram comigo e disseram que iriam torcer pelo Cazaquistão por minha causa, pelo Higuita do futsal (risos). Muito honrado de carregar esse apelido e principalmente aqui em solo colombiano.

O Cazaquistão está no Grupo E da Copa do Mundo, ao lado de Argentina, Ilhas Salomão e Costa Rica. O país faz a estreia contra os argentinos na próxima segunda-feira, em Bucaramanga.

Confira mais trechos da entrevista com Léo Higuita:

Objetivo na competição

– Acho que, no mínimo, podemos chegar às oitavas de final. Queremos nos classificar para a segunda fase. A partir daí, não podemos prever nada, porque, a partir do mata-mata, todo jogo é uma final, perdeu está fora. Tem um monte de seleção qualificada que pode ganhar da gente, como também o contrário. Nosso objetivo inicial é a classificação.

Favoritos ao título

– Brasil, Espanha, Rússia e Itália são os quatros grandes favoritos para serem os campeões. Tem outras seleções que vêm por fora, como Irã, Portugal, Argentina, o Cazaquistão, equipes que podem fazer um “crime”, como se diz na gíria do futebol. Podem surpreender e ganhar também.

Luis Domingues

Fazendo a alegria da galera. Foto: Luis Domingues

Análise do grupo

– É um grupo equilibrado, com a Argentina sendo a principal força da chave e nós logo atrás com a Costa Rica. Ilhas Salomão está sempre no Mundial, mas sabemos que tem uma equipe limitada. Apesar de evoluírem a cada ano, acredito que será difícil lutarem pela classificação. Vamos disputar forças com a Costa Rica, não descartando poder terminar em primeiro lugar do grupo, pois é uma chave equilibrada, tudo pode acontecer. Podemos vencer a Argentina como podemos perder para a Costa Rica, enfim. Espero que possamos fazer nosso papel e conseguir as vitórias e a classificação.

Possível duelo contra o Brasil

– Seria perfeito ganhar do Brasil. Teríamos que fazer um jogo perfeito, sem erros, para conseguir a vitória. Acredito que seria a vitória mais importante da minha vida, até pelos craques que se encontram do outro lado, só jogador de time grande e com muita história, como Falcão, Bateria, que estão entre os melhores do mundo. Para mim, com certeza seria um prazer pará-los, mas, para isso, tem que jogar muito bem e, principalmente, não errar. Tudo pode acontecer no futsal.

Michal Pavlík

Higuita participou da terceira colocação da equipe cazaque na Eurocopa. Foto: Michal Pavlík

Relação do povo colombiano com o apelido Higuita

– Muitas pessoas aqui já perguntaram por que Léo Higuita e sempre explico. Não me cansa ficar falando, até porque é curioso mesmo você chegar a um país que tem um ídolo com seu apelido. É até prazeroso explicar. Ele marcou época. Quando ganhei esse apelido, era um ídolo mundial, não apenas dos colombianos. Os torcedores sempre dizem que vão torcer por mim e pelo Cazaquistão. Como somos humildes e temos carisma, conseguimos o apoio de muitos torcedores que disseram que vão torcer pra Colômbia em primeiro lugar e depois pelo Cazaquistão, porque tem um Higuita para torcer. Com certeza torcida ajuda e ganha jogo algumas vezes.

Estreia em Mundiais

– Maior importância da minha vida. Qualquer jogador tem esse sonho de jogar o Mundial e comigo não é diferente. Para mim, é o torneio mais esperado da minha carreira. Então vai se tornar o mais importante com certeza e, se Deus quiser, vamos fazer ser marcante na minha vida com os resultados positivos.