Com uma seleção formada majoritariamente por atletas que atuam no futsal europeu, o Brasil enfrenta Portugal, do craque Ricardinho, nesta quarta-feira em seu primeiro teste em 2019. O amistoso às 19h55 (horário de Brasília) no Pavilhão João Rocha será o primeiro dos dois confrontos com os portugueses em Lisboa. O segundo acontece nesta sexta, no mesmo horário, no Pavilhão do Benfica.

Ricardo Artifon

Rodrigo, do Magnus, está com a delegação na Europa. Foto: Ricardo Artifon

O tour pela Europa não para por aí. No domingo e na terça-feira, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier encara a poderosa Espanha, ambos os jogos em solo em espanhol – as partidas serão nas cidades de Cáceres e Madri. Um dos poucos atletas que atuam no Brasil a serem convocados para os amistosos, o fixo Rodrigo falou sobre a expectativa para os confrontos.

“A expectativa para esses jogos é a melhor possível. A seleção tinha que sair do Brasil e enfrentar essas potências nas casas delas. Vamos encarar um ginásio lotado e muita pressão. Um clássico fora de casa serve para dar um parâmetro de como estão as potências para o Mundial de 2020”, comentou o jogador do Magnus.

Um dos responsáveis por marcar Ricardinho, o defensor fez questão de lembrar que a seleção portuguesa não se limita ao seis vezes melhor do mundo.

“Sabemos da qualidade do Ricardinho, que pode decidir o jogo em um lance, mas vamos ter atenção com toda a seleção de Portugal, pois todos os jogadores deles têm qualidade”, destacou.

Campeã da Eurocopa em 2018, a seleção portuguesa jamais venceu o Brasil. Em 20 confrontos, os brasileiros venceram 16 e empataram quatro. O último encontro aconteceu em 2015, na Arena Castelão, em Fortaleza. Na ocasião, a seleção canarinho triunfou por 2 a 1, gols de Tiago e Xuxa.

O confronto foi o único duelo Falcão x Ricardinho em partidas envolvendo seleções. Na ocasião, o brasileiro chegou a declarar o português como o seu sucessor no posto de Rei do Futsal.

“A gente não quer ser melhor que o outro, queremos é fazer o melhor para a nossa modalidade. A nossa concorrência é essa. Fico muito feliz em ver o Ricardinho ser eleito o melhor do mundo. O bastão já está na mão dele. Estou aqui fazendo hora extra, porque já tenho 38 anos”, disse Falcão na ocasião.

Aos 33 anos, Ricardinho faturou o prêmio de melhor do mundo do site Futsal Planet nos anos de 2010, 2014, 2015 ,2016, 2017 e 2018. Apelidado de Mágico, o português atua desde 2013 pelo Inter Movistar, da Espanha. Acompanhe o amistoso internacional ao vivo, AQUI.

Os convocados do Brasil para os amistosos na Europa

Goleiros: Guitta (Sporting – POR), Roncaglio (Benfica – POR);

Fixos: Rodrigo (Sorocaba), Leo Santana (Barcelona-ESP), Nando (Gazprom – RUS);

Alas: Alex (Sporting – POR), Arthur (Barcelona – ESP), Marcel (Inter Movistar – ESP), Leandro Lino (Sorocaba), Gadeia (Inter Movistar – ESP), Dyego (Barcelona – ESP);

Pivôs: Pito (El Pozo Murcia – ESP), Dieguinho (Sporting – POR) e Ferrão (Barcelona – ESP)