21.09_valdin_seleção_1O ala/pivô Valdin é conhecido (e conhecedor) do futsal cearense. Há 14 anos jogando longe de casa, o atleta do Corinthians e da seleção brasileira voltou a Fortaleza para disputar um jogo de futsal. E não qualquer partida. Um amistoso contra a seleção de Portugal, na próxima terça-feira (22), em um palco especial: a Arena Castelão. Assim que aterrissou em solo cearense, o primeiro compromisso foi acompanhar o primeiro jogo da decisão do Campeonato Cearense da modalidade, entre Horizonte e Grêmio Recreativo. Mal chegou, já foi reconhecido por muitos.

Da entrada do ginásio da Universidade de Fortaleza até a arquibancada, foram poucos passos e muitas fotos, abraços e apertos de mão. Quando a bola rolou, Valdin tentava, mas não conseguia tirar os olhos da partida.

– Fiz muitas amizades graças ao futsal. Já joguei com muita gente aí. Desses aí que estão em campo, acho que só não joguei com o pessoal da arbitragem. Não posso nem dizer que torço para algum dos times porque tenho muitos amigos nos dois. Quem levar, está bom – afirmou o ala/pivô, que é o único cearense do atual elenco da seleção brasileira.

Dos inúmeros títulos já conquistados, ainda há um que Valdin busca: o de campeão cearense. Aos 35 anos, o jogador garante que ainda consegue jogar em alto nível pelo menos por mais cinco anos. No entanto, o craque não esconde a vontade de encerrar a carreira em Fortaleza.

– É um título que eu ainda não tenho, mas meu sonho é voltar para casa, jogar perto dos meus pais, da família, dos amigos. Vejo os companheiros de Corinthians, que são da Capital e jogam perto da família. É muito bom. É diferente demais de assistir da televisão – explicou.

21.09_valdin_seleção_2Para o jogo de terça-feira, Valdin garante que a família irá em peso para a Arena Castelão. Em caso de gol, não há cartão amarelo que o impeça de comemorar junto aos pais e irmãos, na beirinha do gramado (ou da quadra).

– Se eu marcar um gol? Sem dúvida que vou comemorar com eles! Independente de levar um cartão amarelo. Acho que para eles é um sonho, até porque meus irmãos foram jogadores, mas nenhum teve a felicidade que eu tive. Fora que vai a família toda. Pelo menos umas 50 pessoas por lá eu garanto – brincou o ala.

Na decisão, o Horizonte venceu o Grêmio Recreativo por 4 a 1 e vai para a segunda partida precisando apenas de um empate para levantar a taça que Valdin ainda não conseguiu colocar no currículo, de campeão cearense.

Notícia e Imagens: Juscelino Filho