O ano de 2018 do Departamento de Esportes Terrestre foi repleto de conquistas de grande relevância para as modalidades. Ao todo, o Departamento é o responsável geral por cerca de 50 modalidades esportivas, sendo três delas de alto rendimento, como: Futsal, Basquete e Vôlei.

Rodrigo Coca

Corinthians conquista a Liga Paulista de Futsal 2018. Foto: Rodrigo Coca

O Futsal alvinegro encerrou a temporada, de forma brilhante, conquistando dois títulos, em outubro faturou pela primeira vez a Copa do Brasil, garantindo vaga para Supercopa em 2019. E em dezembro, os atletas do Timão faturaram a edição da Liga Paulista de Futsal, pela quarta vez. O jogo ficou marcado pela aposentadoria do atleta Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão. Já as categorias menores do Futsal do Timão, terminaram a temporada com grandes títulos. A categoria Sub-20, conquistou a Taça Brasil, principal campeonato da modalidade.

O Basquete Corinthiano, após 22 anos sem um time principal deu a volta por cima e conquistou de forma história a Liga Ouro, garantindo vaga ao NBB (Novo Basquete Brasil), principal torneio do país. Na final da Liga Ouro, a equipe alvinegra venceu o São José, por 74 a 63. O Timão também disputou o Campeonato Paulista de Basquete.

Já o Voleibol Alvinegro, em parceria com o Corinthians-Guarulhos renovou seu contrato até 2021. Na temporada 17/18, o vôlei ficou com o vice-campeonato do Paulista. Na mesma temporada, o Timão disputou pela primeira vez a Superliga, principal torneio da modalidade, terminando na sexta colocação. Atualmente, o Corinthians está disputando pela segunda vez consecutiva a Superliga, dentre os atletas de Seleção Brasileira estão o líbero bicampeão olímpico, Sérgio Dutra Santo, mais conhecido como Serginho, o levantador Marcelinho, o central Sidão dos Santos Júnior e o oposto Rivaldo Nascimento Pinto.

A Rede Chute Inicial é a maior rede de escolas de futebol licenciadas do Brasil, que conta com cerca de 90 escolas licenciadas, sendo na grande São Paulo, interior, litoral e outros estados e uma no Japão. O Chute Inicial Corinthians encerra a atual temporada com uma grande performance, participando de inúmeros campeonatos, como: Copa América Libraef, Copa Corinthians, Ibercup, Disney Cup, Copa Floripa, Campeonato da Rede Chute Inicial Corinthians, evento realizado para as escolas licenciadas do Chute Inicial, Copa dos Campeões Rede Chute Inicial, evento reunindo unidades de São Paulo e Interior.

Além dos torneios, a Rede Chute Inicial realizou diversas ações, como: Jogos na Arena Corinthians, em Itaquera, Avaliações nas Unidades, Visitas técnicas na Arena, Visitas ao Centro de Treinamento do Corinthians (Joaquim Grava), Jogai por Nós Chute Inicial, Fórum das Escolas Licenciadas Chute Inicial.

Nas demais modalidades, o Corinthians conquistou inúmeros títulos para o departamento. Vale ressaltar, as conquistas do voleibol feminino, as categorias Sub-13 e Sub-15 sagraram-se campeãs do Campeonato Paulista Metropolitano. Após sete anos sem disputar o principal torneio da modalidade, o Timão voltou de forma brilhante. No futsal feminino, o Corinthians-Tiger conquistou a edição do Campeonato Paulista em três categorias, sub-13, sub-15 e sub-17.

O Futebol Society, conquistou seu primeiro título da segunda edição da Copa São Paulo. A modalidade do Handebol Feminino da categoria infantil, ficou com o vice-campeonato da Série Ouro do Super Paulistão, enquanto a categoria mirim, terminou na terceira colocação da Série Ouro. Já o handebol masculino da categoria mirim, encerrou na segunda posição da Série Prata.

O basquete feminino 3×3, terminando a temporada de forma fantástica, conquistando quatro títulos, são eles: As três etapas da II Copa do Brasil, todas de forma invicta e os Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. Já no CIFAC Interno e Canindé Interno foram organizados campeonatos internos para associados.

Já nas modalidades paraolímpicas, o Basquete Cadeirante conquistou o título da Série Ouro do Campeonato Paulista. O Vôlei Sentado do Timão sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro, enquanto o Futebol de Amputados se tornou tetracampeão do Campeonato Brasileiro.

Além dos títulos, o Departamento de Esportes Terrestres foi o responsável por diversos eventos, tais como, o Combate Corinthians, evento de Boxe, onde contou com grandes nomes do esporte, como Bethe Correia, lutadora do UFC; Rose Volante, atual campeã mundial de boxe; Acelino Popó Freitas, tetracampeão mundial de boxe, torneio de xadrez, torneio de dominó, truco e basquete 21, todos realizados no Parque São Jorge. Além disso, o Departamento de Esportes Terrestres participou da organização dos jogos da Seleção Brasileira de Basquete, realizado no Ginásio Wlamir Marques.

Na atual temporada, o Departamento de Esportes Terrestres fechou ao todo sete parcerias esportivas, sendo três delas para atletas adaptados paralímpicos. São elas: Basquete Cadeirante Masculino, Triathlon Paradesporto e Vôlei Sentado Masculino. E também, o departamento fechou parcerias com o Basquete Feminino Adulto 3×3, Handebol Corinthians-Guarulhos para as categorias Adulto e Júnior (Feminino e Masculino) e a AUDAX BIKE TEAM para o Ciclismo e Vôlei de Praia com a AVP-SP.