Na manhã da próxima terça-feira (16/2), o Supermercados BH/Minas embarca para Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul, para disputar a 1ª Supercopa Gaúcha. A competição acontece entre os dias 16 e 20 de fevereiro e serve como preparação para a Taça Brasil, que também será disputada no Rio Grande do Sul, entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março, mas na cidade de Carlos Barbosa. Estas serão as primeiras competições do Supermercados BH/Minas no ano. Com a aproximação da estreia na temporada 2016, a equipe comandada por Paulo César Cardoso continua com os treinos fortes, que são importantes para deixar o elenco bem entrosado.

Para a atual temporada, o time minastenista conta com o reforço do fixo Ciço, dos alas Zequinha e Bruninho e do ala/pivô Gessé. Mas também tem cara nova na comissão técnica. Em 2016, Peri Fuentes será o auxiliar de Paulo César Cardoso no comando do time. Ele também chega para ser o técnico da equipe Sub-20. Natural de Sant’Ana do Livramento (RS), Peri tem 43 anos e estava no ADHering/Blumenau, equipe de Santa Catarina. No currículo estão títulos importantes, como o bicampeonato da Taça Brasil Sub-20, em 2002, com o Internacional (RS), e 2004, com a Ulbra (RS). Em 2014, Peri Fuentes foi eleito o melhor técnico da LNF.

Para ele, a 1ª Supercopa Gaúcha será um bom teste para a disputa da Taça Brasil. “Eu acho que a preparação vai ser excelente, porque você joga diariamente. São jogos difíceis, em um período do ano em que a preparação ainda não está em um nível adequado, mas que prepara a equipe para uma competição importante e que vem logo depois, que é a Taça Brasil. Por exemplo, em termos de equipe, a Assoeva vai estar presente, que também vai disputar a Taça Brasil. Tem também o Atlântico de Erechim. A gente pode falar também da equipe da casa, que é um time novo, mas que deve ter uma participação boa por estar jogando em casa. É uma competição muito difícil, que vai nos ajudar e nos preparar para a Taça Brasil. Vai ser importante para mostrar o nível de preparação que a equipe está com esse pouco tempo de trabalho”, contou.

O fato de disputar um torneio no Sul é um ponto positivo. Peri já trabalhou nos três estados da região e destaca o alto nível do futsal que encontrou por lá. “Eu acho que a grande vantagem de lá é o calendário. Contando com a Liga, você tem os campeonatos estaduais com muita qualidade. Então, você consegue competir durante a maior parte do ano contra equipes difíceis, adversários qualificados. Isso é muito importante, porque você precisa estar bem o ano inteiro, não pode focar em somente um momento do ano”, disse.

Ele também acredita que a chegada de jogadores experientes para a atual temporada vai poder ajudar o restante do grupo, formado por muitos atletas jovens. “O Minas sempre teve a revelação de jovens talentos como uma marca, uma característica. Neste ano, a equipe continuou com a base, mas também conta com o acréscimo de quatro jogadores. Eu já trabalhei com o Ciço, na Ulbra, em 2003. O Zequinha eu vinha enfrentando direto, quando eu estava em Santa Catarina. O Gessé e o Bruninho eu também já conheço. Mas eu gostaria de citar também o Bianchini, que está voltando aos treinos depois de um longo período de recuperação. É um cara que tem uma longa experiência, vai agregar e ajudar muito com a qualidade que tem. Vai ser uma mescla bem legal. Eu tenho notado que a equipe incorporou coisas novas e tem tudo para fazer um bom ano”, concluiu.

Notícia e Imagem: Site Oficial Minas