Uma semana de jogos, um total de 23 partidas, e muitas emoções no Ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão, no Paraná. No fim a festa foi da equipe do Joinville (SC), que conquistou o título de forma invicta.

Mas o sucesso não ficou só por conta do desempenho do time catarinense. As outras nove equipes também mostraram um grande nível, presenteando o torcedor que acompanhou a Divisão Especial com jogos equilibrados, principalmente por conta do ataque positivo das equipes.

A média do torneio ficou superior a cinco gols por partida: a rede balançou em 125 oportunidades durante a Taça Brasil. A equipe que mais contribuiu para o número elevado de gols foi o Corinthians (SP) – ataque mais positivo da Taça Brasil com 20 gols marcados. O Timão também terminou com o artilheiro da competição: Johnny (5 gols marcados).

José Delmo Menezes

Joinville é bicampeão da Taça Brasil. Foto: José Delmo Menezes

Números do campeão

Foi na defesa que o Joinville se apoiou para conquistar a competição. Em seis jogos que a equipe esteve em quadra, os catarinenses sofreram apenas quatro gols, marcando 15 durante toda a Taça Brasil.

Além do troféu da competição e da melhor defesa, o Joinville também levou para casa o título Fair Play, de equipe mais disciplinada do torneio.

Fora de quadra

Números impressionantes também foram somados além das partidas. Contando sempre com boa presença de público, a organização estimou que, durante a semana de realização da Taça Brasil, cerca de 1 milhão de reais circulou pela cidade paranaense. Além disso, todas as partidas contaram com transmissão – fase de grupos e semifinais através da internet, enquanto a final teve cobertura ao vivo do canal por assinatura SporTV.

Confira aqui mais números da Taça Brasil.