Quando o assunto é esporte, vêm a mente de muitas pessoas apenas as figuras do atleta e treinador, e no futsal não é diferente. No entanto, uma equipe esportiva é composta por outros inúmeros profissionais, todos em prol de cuidar do corpo e mente dos atletas, e entre eles está um profissional imprescindível, o nutricionista. No Jaraguá Futsal não é diferente, mas não é “O”, é “A” nutricionista. A responsabilidade da alimentação dos atletas da equipe aurinegra é da renomada Lidiane Atala.

Lidiane, paranaense de nascimento e catarinense de coração, atua há anos na cidade de Jaraguá do Sul, em sua clínica, a Nutrilli Refeições Personalizadas, e tem muita experiência na nutrição de atletas. Essa será a terceira temporada da profissional à frente desse setor no Jaraguá Futsal.

Hermann Image / Revista Nossa“A nutrição no esporte tem várias vertentes, desde a alimentação dos atletas para treinamentos e jogos, pois os atletas precisam de força para executar os trabalhos em quadra, assim como para aqueles lesionados, ao qual trabalhamos na recuperação dos atletas. Então, buscamos levar aos atletas a melhor alimentação para cada tipo de situação, e isso é desafiante” Completou Lidiane.

A cada temporada, a profissional inicia os trabalhos conversando com os atletas sobre a importância da alimentação nas atividades esportivas, depois, analisa todos os exames de sangue para individualizar os cardápios.

“Através dos exames começamos o trabalho de prevenção, pois ele mostra o que cada atleta tem em excesso ou em falta em seu corpo e a nossa tarefa é encontrar esse equilíbrio. Alguns precisam perder peso, outros, ganhar massa magra, então esse é o trabalho da nutrição.” Enfatizou Lidiane.

A nutricionista ainda comentou sobre as primeiras avaliações: “É normal os atletas chegarem precisando de algum ajuste no início de temporada, pois eles vêm de férias, onde a alimentação é desregrada, com o sono desregulado, então são correções iniciais que fazemos. Especificamente nesta temporada, as avaliações iniciais foram positivas.”

Ainda sobre o trabalho, Lidiane comentou sobre a importância do conhecimento do atleta: “O nosso trabalho é orientar cada atleta sobre os benefícios de uma boa alimentação e um bom sono, no entanto, é preciso aplicação e disciplina do mesmo para conquistar os resultados, pois nada adianta a nós indicar o melhor tipo de alimentação se o mesmo não seguir.”

Campanha
Lidiane Atala e sua clínica fazem parte da campanha regional do Núcleo de Nutricionistas de Jaraguá do Sul e Região: “Com saúde não se brinca, DIETA SÓ COM NUTRICIONISTA.” Com o intuito de conscientizar as pessoas a procurem nutricionistas com formação e inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas.