A próxima Copa do Mundo de Futsal, que começa no dia 10 de setembro, na Colômbia, promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. E o Brasil vai em busca do oitavo título Mundial – o sexto com o torneio sendo organizado pela FIFA.

Além do troféu, a Seleção Brasileira pode quebrar outros números impressionantes no torneio. O Brasil é o país com maior número de partidas disputadas no torneio: são 56 jogos, com 48 vitórias, 5 empates e apenas três derrotas. A Espanha vem logo atrás, com 51 partidas – ou seja, independente dos resultados, não passa o Brasil (o máximo que os espanhóis podem chegar é a 58 partidas, caso se classifiquem a uma final ou disputa de terceiro lugar. Os brasileiros, com os três jogos da primeira fase, já chegam a 59).

Se retrospecto entrasse em quadra o Brasil sairia na frente

Se retrospecto entrasse em quadra o Brasil sairia na frente

Quando o assunto é rede balançando, o Brasil é o país que mais marcou gols nas edições da Copa do Mundo da FIFA. Em 7 participações, a Seleção fez um total de 367 gols, uma média superior a 50 por participação. A Espanha vem atrás, tendo balançado as redes em 221 oportunidades.

Em toda a história do Mundial a Seleção nunca ficou fora do pódio. O desempenho mais baixo foi o terceiro lugar em 2004, quando venceu a Argentina na disputa do bronze. Na semifinal, o Brasil acabou caindo para a Espanha, nos pênaltis. Lembrando que a Seleção já conquistou o título da Copa do Mundo FIFA de Futsal cinco vezes, sendo a última em 2012.

Frutos individuais

Outra curiosidade é que apenas na primeira edição, em 1989, um jogador brasileiro não foi eleito o melhor da competição. Desde então, nos outros seis torneios seguintes, o Brasil levou a premiação individual para casa com Jorginho, Manoel Tobias (2x), Falcão (2x) e Neto.

O camisa 12 do Brasil, aliás, deve se tornar o jogador com maior número de jogos disputados em uma Copa do Mundo. Com 30 partidas, Falcão está a apenas um jogo de Manoel Tobias, que hoje é o atleta que lidera esta lista, entrando em quadra por 31 vezes.

Falcão também pode ultrapassar o próprio Manoel Tobias na artilharia absoluta da Copa do Mundo. Com 38 gols, o camisa 12 está a cinco gols de Tobias, que balançou as redes em 43 oportunidades.

Novas páginas dessa história serão escritas a partir do dia 10 de setembro, quando a oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futsal terá bola rolando. A estreia da Seleção Brasileira será apenas no dia 11, quando encara a Ucrânia, a partir das 20h – horário de Brasília. Na primeira fase os brasileiros ainda enfrentam a Austrália e Moçambique.