07.10_palmeiras_futsal_brasilkirin_1O Palmeiras pode voltar a figurar entre as principais equipes do futsal brasileiro na próxima temporada. Após encerrar as atividades em 2013, o clube estuda retomar a modalidade e mira a contratação de Falcão, considerado o melhor jogador de todos os tempos, para ser a grande estrela do projeto.

A princípio, a parceria manteria o time na cidade de Sorocaba, tendo apenas o uso da marca Palmeiras na franquia. Caso semelhante como faz o São Paulo, que na atual temporada manda seus jogos em São Bernardo do Campo.

O possível retorno do futsal alviverde ganhou força após Falcão ter assistido a vitória do Palmeiras sobre o Internacional no camarote do presidente Paulo Nobre. Os jogadores Rodrigo Hardy e Ricardinho, e o presidente do Sorocaba Fellipe Drommond, além do vice-presidente do Verdão Maurício Galiotte, também estiveram presentes.

No Palmeiras, a possibilidade de retomar a trajetória no futsal com uma parceria com a equipe de Falcão é vista com bons olhos. As partes já iniciaram conversas, mas a negociação é vista em um estágio bem inicial dos dois lados. Procurada, a assessoria de imprensa do Palmeiras afirmou que não comenta sobre especulações, mesma resposta dada pela comunicação do Sorocaba.

07.10_palmeiras_futsal_brasilkirin_2

Falcão está no Sorocaba desde 2014. Além de ser a estrela do time, atua como gestor e trabalha nos bastidores em busca de patrocinadores e, até mesmo, na contratação de jogadores. Na primeira temporada no clube, conquistou os títulos da Liga Nacional de Futsal (LNF) e Liga Paulista. O camisa 12 da seleção brasileira, aliás, é o maior vencedor do campeonato nacional de futsal, com nove títulos. Além do Sorocaba, o jogador já defendeu Atlético-MG, Jaraguá, Santos, Orlândia, entre outros. Em 2005, tentou a carreira no futebol de campo e permaneceu no São Paulo por seis meses, conquistando o Paulistão e a Libertadores da América.

Se o acordo se confirmar, não será a primeira vez que Falcão vestirá a camisa do Palmeiras. Em 2001, indicado por Ademir da Guia, ele fez testes na equipe durante a pré-temporada. O jogador chegou a marcar dois gols em dois jogos-treinos realizados na época, no time que era comandado pelo técnico Marco Aurélio, mas não houve um acerto financeiro pela sua sequência no clube.

Atualmente, Corinthians e São Paulo mantêm equipes de futsal em parceria com outras empresas. No passado, o Santos, com o próprio Falcão, investiu na modalidade e chegou a ser campeão da Liga Nacional, em 2011, mas acabou encerrando as atividades no ano seguinte.

HISTÓRIA ALVIVERDE NAS QUADRAS

07.10_palmeiras_futsal_brasilkirin_3Uma das primeiras equipes do estado de São Paulo na modalidade, o futsal do Palmeiras teve início ainda na década de 1950. O clube é um dos mais vitoriosos da modalidade, tendo conquistado um título mundial em 1981, dois Sul-Americanos (1971, 1972), uma Taça Brasil (1970), além de sete estaduais.

O futsal profissional do Palmeiras encerrou as atividades em julho de 2013. Na época, a justificativa dada pelo presidente Paulo Nobre era de economizar gastos com esportes que não fosse o futebol. No último ano, o basquete do Palmeiras também encerrou suas atividades.

Notícia: Emilio Botta e Felipe Zito

Imagens: Luciano Bergamaschi/ CBFS/ Reprodução/ Instagram/ Divulgação/ Fabio Menotti/ Ag Palmeiras