Pato, Copagril, Foz Cataratas, Marreco e Cascavel garantiram, na noite de quinta-feira, uma vaga nas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF), a maior e mais tradicional competição da modalidade no país. Todas as equipes paranaenses que estavam na primeira fase conseguiram chegar entre os 16 melhores classificados.

Mauricio Moreira

Pato bateu o Atlântico e confirmou o quarto lugar na primeira fase da LNF. Foto: Mauricio Moreira

A rodada final foi cheia de emoção. Com oito jogos realizados simultaneamente em diversos ginásios do Brasil, os resultados iam variando as posições na tabela. Último paranaense a se classificar, o Cascavel, foi um dos que precisou ficar de olho nos placares de outros jogos para garantir a vaga.

Ao lado de São José, Assoeva e Tubarão, o Cascavel brigava pelas três últimas vagas e conseguiu. Jogando em casa, o time do técnico Nei Victor perdeu para o Magnus por 6 a 3, mas a combinação de resultados garantiu a última posição entre os classificados.

Mayelle Hall

Cascavel, do experiente Issamu, ficou com a última vaga entre os classificados. Foto: Mayelle Hall

Agora o Cascavel enfrenta o líder e atual campeão da Liga, o Joinville, que assumiu a ponta ao vencer, na última rodada, outro paranaense, o Marreco, por 4 a 2. O time de Francisco Beltrão termina a primeira fase na 13ª posição e terá pela frente seu maior rival, o Pato, quarto colocado na classificação geral. A vaga nas quartas será definida no Clássico das Penas.

“Nosso grande objetivo foi alcançado, que era passar para a segunda fase da Liga. Infelizmente pegamos uma equipe que também é do Paraná, como aconteceu com os gaúchos (Venâncio Aires x Erechim), então um do estado já vai cair fora. Era melhor pegar em outra fase. Até porque o Pato está em um momento muito bom”, avaliou Paulinho Gambier, técnico do Marreco.

José Delmo Menezes Júnior

Clássico das Penas promete agitar os playoffs oitavas de final da LNF. Foto: José Delmo Menezes Júnior

“Fica esta expectativa agora. Tínhamos a meta de nos garantir entre os quatro para ter as vantagens. Independente do adversário que venha, a equipe está em um crescente muito grande. Fizemos nosso trabalho dentro do que esperávamos e agora vamos procurar fazer uma partida boa fora para decidir em casa”, afirma o superintendente do Pato Futsal, írio Daroz Brol.

A Copagril também conseguiu a classificação entre os oito primeiros colocados – que terão o direito de decidir em casa as oitavas de final. A equipe goleou o São José, pelo placar de 5 a 0, fora de casa e garantiu a vantagem. O adversário será o Blumenau.

Tainã Felipe

Copagril e Foz também avançam aos playoffs. Foto: Tainã Felipe

Fechando a lista dos paranaenses está o Foz Cataratas, que enfrentou os vice-campeões da última edição da LNF, o time de Venâncio Aires. Jogando em casa, os gaúchos foram melhores e venceram por 2 a 1. Com o resultado, o Foz terá pela frente nas oitavas o Corinthians.

Liga Nacional de Futsal
Oitavas de final
Lado A
JEC/Krona x Cascavel-PR
Magnus/Sorocaba-SP x Joaçaba
Corinthians-SP x Foz-PR
Pato Futsal-PR x Marreco Futsal-PR

Lado B
Carlos Barbosa-RS x Tubarão
Copagril-PR x Blumenau
Jaraguá x Minas-MG
Atlântico-RS x Assoeva-RS