O Ginásio de Esportes Ney Braga, principal praça esportiva coberta de Marechal Cândido Rondon, recebeu a instalação de um novo piso, em polipropileno. A colocação do novo material foi concluída neste fim de semana, patrocinada pela Copagril, cuja equipe de futsal estreia no próximo sábado (22) na Liga Nacional 2017.

Uma parceria foi estabelecida entre a cooperativa e a administração municipal rondonense, com a cessão do piso ao município até pelo menos o final deste ano. O acordo foi firmado entre o prefeito Marcio Rauber e o presidente da Associação Atlética e Cultural Copagril (AACC), Jaime Benjamin Vilani.

Divulgação Copagril

No início deste ano, por determinação do chefe do Poder Executivo, uma comissão técnica avaliou as condições de conservação da quadra do Ney Braga. A comissão foi formada pelo engenheiro Daniel Benetti; 2º tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Schlogl; supervisor da equipe Copagril, Eduardo Santana, representando a AACC; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Cristiano Metzner, e o coronel Welyngton Alves da Rosa, secretário municipal de Segurança e Trânsito. O laudo técnico apontou que “o piso de madeira da quadra do Ginásio de Esportes Ney Braga oferece risco vital aos praticantes e sua troca é essencial e emergencial para prevenir a integridade física de qualquer pessoa que esteja utilizando a mesma”. Com base nesse parecer, o prefeito Marcio Rauber iniciou a tomada de medidas para resolver a questão, quando então o presidente da AACC propôs uma solução ágil e interessante para o município.

Conforme explicou o prefeito, “havia a necessidade da troca do piso do ginásio de forma urgente, uma vez que a Liga Nacional está por começar, e o processo licitatório por parte do município não estaria concluído em curto espaço de tempo”. Marcio Rauber lembrou que, além disso, as equipes de base de diversas modalidades esportivas e a própria comunidade de Marechal Rondon estavam impedidas de utilizar o ginásio, dada a precariedade em que se encontrava o piso da quadra. “Como a cooperativa se prontificou em fazer o investimento, buscamos a forma legal de viabilizar a parceria, desonerando os cofres públicos e beneficiando não só a equipe da Copagril, mas, principalmente os atletas das nossas equipes de base”, destacou.

Divulgação Copagril

O presidente da AACC, Jaime Vilani, por sua vez, mostrou-se satisfeito com a receptividade da administração municipal. Segundo ele, se fosse preciso aguardar o processo licitatório por parte da prefeitura, “certamente a equipe da Copagril teria que transferir os seus jogos da Liga Nacional para outras cidades, o que frustraria a torcida rondonense”.

Vilani ressaltou que a quadra do Ney Braga, do jeito que se encontrava, realmente oferecia riscos à integridade dos atletas, com dezenas de frestas, ferpas e parafusos salientes, como mostrou o laudo da comissão de vistoria. “Alguém poderia se ferir gravemente, e por isso propusemos esse acordo ao prefeito Marcio Rauber, até como forma de gratidão por todo o tempo em que a equipe da Copagril vem utilizando o ginásio em suas competições oficiais”, concluiu.