A Seleção Brasileira de Futsal tem no início de 2016 o seu primeiro grande desafio da temporada: a Eliminatória para a Copa do Mundo. A competição classifica três seleções do continente Sul-Americano para o Mundial e tem início marcado para o dia 5 de fevereiro, com a final sendo realizada no dia 13 do mesmo mês, em Assunção, no Paraguai.

O torneio é um dos mais importantes da temporada, já que vale vaga no Mundial. Assim, exige um cuidado maior e trabalho redobrado da comissão técnica da Seleção Brasileira, principalmente se tratando da parte física dos jogadores.

“Temos dois grupos distintos de atletas e em momentos diferentes de performance. Os que atuam em clubes nacionais estão em férias, passando por momento de recuperação do desgaste do ano anterior, enquanto os do exterior estão em meio de temporada. O grupo de atletas do exterior, por exemplo, é monitorado através de um web canal, onde, com acessos individuais, alimentam um banco de dados de informações pertinentes. Funciona como um acompanhamento à distância. Lesões, tempo de atuação em jogos, número de treinos semanais, peso atual, composição corporal são algumas das informações necessárias inseridas que nos ajudam a ter ciência da condição de cada um”, explica João Romano, preparador físico da Seleção.

Se a distância exige este tipo de acompanhamento, a questão com os atletas que defendem clubes nacionais também precisa ser tratada com cuidado, principalmente para a Eliminatória. Em período sem atividades físicas regulares, o grupo que atua em equipes do Brasil deve seguir uma programação específica para não prejudicar a programação. Romano afirma que o planejamento foi traçado ainda quando a convocação foi confirmada.

“Passamos aos convocados nacionais uma programação diária de treinamento de fácil execução, com uma sessão diversificada de exercícios. Algumas recomendações são dadas periodicamente, para que descansem, recomecem a treinar e melhorar a composição corporal de período competitivo. O tempo é curto e exige conscientização de cada um para alcançar o melhor resultado possível”, pontua.

Apesar de toda a qualidade técnica reconhecida mundialmente do jogador brasileiro, a parte física é um ponto importante em esportes de alto rendimento da atualidade. Romano acredita que a preparação adequada é decisiva, seja ela nos treinos ou durante os jogos de qualquer competição.

“A parte física é uma ferramenta a mais para que o atleta possa desenvolver todo seu potencial técnico dentro de um plano tático definido de jogo. Precisamos chegar a um equilíbrio entre todos os setores e este é o grande desafio. Por isso necessitamos do monitoramento e do abastecimento de informações individuais e coletivas, pois é aí que vamos encontrar o melhor caminho para cada um. Portanto, no caso das Eliminatórias, vamos buscar deixar todos os atletas na melhor performance em menor tempo possível para que eles consigam um grande desempenho dentro de quadra”, aponta.

A estreia do Brasil nas Eliminatórias está marcada para o dia 5 de fevereiro, contra a Venezuela. Além dos venezuelanos, a Seleção Brasileira ainda encara Paraguai, Equador e Peru na primeira fase. Você pode conferir a tabela completa do Mundial clicando aqui.

Convocados

Goleiros – Gian (Intelli), Tiago (Brasil Futuro) e Dudu (Krona);

Fixos – Caio (Jaraguá), Rato (InterMovistar) e Rodrigo (Brasil Futuro);

Alas – Ari (MFK Dinamo – Rússia), Daniel (InterMovistar – Espanha), Xuxa (Brasil Futuro), Fernandinho (MFK Dinamo – Rússia), Bateria (Barcelona – Espanha), Marcênio (Gazpron – Rússia);

Pivôs – Jé (Kairat – Cazaquistão), Pito (Carlos Barbosa) e Diego (Jaraguá).

Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS
Imagem: Ricardo Artifon/ CBFS