Juliano Schmidt

Diante de um ginásio lotado, o Joinville fez prevalecer a força do elenco e venceu fora de casa pela Copa do Brasil. Foto: Juliano Schmidt

O Constelação se mostrou aguerrido e jogando de igual para igual diante da equipe do Joinville no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil de Futsal, disputado na noite desta terça-feira (21), no Ginásio Hélio Campos, em Boa Vista (RR). No fim, quem levou a vitória foi o time catarinense, que venceu pelo placar de 2 a 1 e agora está a um empate de ir à final. O jogo da volta será no dia 4 de setembro.

Com o resultado, o Constelação precisa da vitória para forçar a prorrogação no jogo da volta. O Joinville precisa apenas de um empate para garantir a vaga na final, para enfrentar Corinthians ou Horizonte, do Ceará.

O jogo

Constelação e Joinville fizeram um início de jogo truncado, com destaque para a marcação forte das duas equipes, para dificultar a saída de bola do adversário. Durante a primeira etapa, o Joinville teve mais posse de bola, enquanto o Constelação apostava na forte marcação e no erro do time catarinense para sair no contra-ataque.

O Constelação criou mais chances de gol, que deu sustos na equipe do Joinville, mas sem muito perigo à meta do goleiro Willian, convocado para defender a Seleção Brasileira de Futsal. O destaque do Time das Estrelas na primeira etapa foi Rafaelzinho, que teve duas boas chances, com boas jogadas individuais pelos lados da quadra e com chutes cruzados.

Pelo lado do Joinville, algumas chances criadas, mas com chutes para fora. A melhor oportunidade veio após Matheus Henrique, do Constelação, errar na saída de bola. Ewerton Lima, do Joinville, aproveitou, bateu para o gol, mas Romário fez ótima defesa à queima-roupa.

Quem abriu o placar no primeiro tempo foi o próprio Joinville. Em jogada ensaiada, o pivô escorou a bola para Leco receber livre de frente para o gol e chutar no alto: Joinville 1 x 0, aos 13 minutos.

Juliano Schmidt

Capitão do Joinville, Leco abriu o caminho da vitória em Roraima. Foto: Juliano Schmidt

A melhor chance do Constelação surgiu dois minutos depois, com Vagner, após rápido contra ataque do Time das Estrelas, mas o jogador constelar chutou fraco e o goleiro William defendeu no meio do gol.

A conversa de Olano Matos e os jogadores do Constelação no intervalo do jogo parece ter surtido efeito a favor do Time das Estrelas. Logo aos dois minutos, Lucas Martins chutou de longe, a bola resvalou em Vágner e entrou. Tudo igual na partida, 1 a 1. Com o gol, a torcida no Ginásio Hélio Campos foi ao delírio. O público era de aproximadamente 2 mil pessoas.

Na segunda etapa, o Joinville criou mais chances de gol que a equipe do Constelação. Aos 3min48s, Thiaguinho chutou de longe e Romário caiu para fazer boa defesa e espalmar para o lado. Aos quatro minutos, foi a vez de Gabriel Martins ter chance de ampliar o placar. O jogador levou a melhor sob o marcador no lado esquerdo, bateu de bico para o gol e Romário defendeu.

Juliano Schmidt

Copa do Brasil é uma das competições no atual calendário do Joinville. Foto: Juliano Schmidt

As investidas deram resultado, pois o Joinville chegou ao segundo gol, gol este que deu a vitória a equipe de Santa Catarina. Faltando 13min55s para o fim da partida, Lucas Machado aproveitou chute cruzado do lado direito e, no pé da trave, se antecipou ao marcador e escorou para o gol, garantindo a vitória Tricolor.