O sonho da maioria dos que gostam de esporte é tornar-se um jogador profissional. As famosas “peneiras” são caminho obrigatório para que isso possa se tornar realidade. Muito comuns no futebol, foi no futsal que um desses testes atraiu uma verdadeira multidão para avaliar o potencial de um possível futuro parceiro do craque Falcão, no Magnus Futsal.

Danilo Camargo

Peneira do Magnus atraiu muita gente. Foto: Danilo Camargo

Através de uma rede social, o clube convocou os interessados para comparecerem na Arena Sorocaba, no interior paulista, no último fim de semana para algumas avaliações. Para a surpresa da direção do time, mais de mil garotos entre 16 e 20 anos apareceram para os testes.

Por conta do grande número de participantes, a peneira se estendeu por mais de 12 horas. Para o ex-fixo Ricardinho, que aposentou no fim da temporada e agora é auxiliar técnico de Fernando Ferretti no time profissional, o longo período de avaliações foi aproveitado da melhor maneira possível na busca por novos talentos.

– Foi um sucesso. Vieram garotos de todo o país. Demos tempo a todos para mostrarem seu potencial e selecionamos nomes para a fase final. Vários ficaram pelo caminho, mas tenho certeza que teremos vários jogadores para o futuro do nosso futsal – disse o agora auxiliar técnico Ricardinho.

As avaliações fazem parte do processo de reestruturação que passa o Magnus Futsal. Ao fim da última temporada, Falcão afirmou que era necessário reformular o time, que foi campeão mundial e vice das Ligas Paulista e Nacional em 2016, para que pudesse continuar com condições de brigar por títulos na atual temporada.

Assim como fez o Corinthians no último ano, quando deu oportunidade aos jogadores da base, o Sorocaba faz um trabalho de fortalecimento do seu time sub-20. Por isso, essa peneira é considerada o chute inicial do projeto.

O time profissional vai começar muito diferente do que encerrou a temporada. Apenas os goleiros Tiago, Luan e Pedrinho; o fixo Rodrigo, além dos alas Pixote e Falcão permaneceram. O patrocínio máster foi renovado por cinco temporadas, ou seja, o pensamento é de um trabalho a longo prazo. Com orçamento anual de R$ 5 milhões para manter um time competitivo, o Magnus Futsal corre atrás de patrocinadores.