“Na temporada 2018, diferentemente dos anos anteriores, vamos utilizar os atletas que vieram do Sub-20. Nos outros anos, eram composições para ajudar em treinamentos. Neste ano, a expectativa é que eles venham para jogar”. Estas foram as palavras do técnico Paulo César Cardoso, comandante do Supermercados BH/Minas, no primeiro dia de treino com bola na atual temporada do futsal brasileiro. Neste ano, o elenco minastenista é formado por alguns atletas mais experientes e muitos garotos, que, até pouco tempo, atuavam apenas nas categorias de base do Clube. A temporada 2018 representa, para muitos deles, a primeira oportunidade em uma equipe profissional do futsal brasileiro.

Orlando Bento / Minas Tênis Clube

Nesta manhã, na Unidade I, os dez jovens atletas (seis jogadores de linha e quatro goleiros) participaram de mais um treino da equipe minastenista. Todos já conhecidos de Peri Fuentes, técnico da equipe Sub-20 e auxiliar de Paulo César Cardoso. Na última temporada, Peri treinou inúmeras vezes e participou de várias competições com os atletas. Ele falou sobre cada um e o que o Supermercados BH/Minas ganha com a juventude dos jogadores.

Atletas do Sub-20 promovidos

“Os atletas de linha são seis. Temos o Luís, que é um fixo, está no último ano de Sub-20. O Gabriel Ferro é um fixo, mas joga de ala também e tem mais dois anos de Sub-20. O Dudu é um pivô/ala, que tem dois anos de Sub-20. O Kauê, que tem mais dois anos de Sub-20, também é um pivô/ala. O Renato tem ainda dois anos de Sub-20, é um pivô, assim como o Vitão, mas que tem mais três anos de Sub-20. Nós temos quatro goleiros que estão treinando juntos. O Anderson e o Caio já eram do ano passado. O Anderson está no último ano de Sub-20, mas o Caio ainda tem dois. O Gabriel também já estava no ano passado, tem ainda dois anos de Sub-20. E o Françoar, um atleta novo, que estava no Praia, foi convocado para a seleção brasileira Sub-17, tem mais três anos de Sub-20”.

As características

“O Luís é um fixo marcador, com boa finalização e bom passe. É um atleta exemplar, assim como os outros que foram promovidos. Todos estão aqui hoje porque conquistaram o espaço e pelo o que fizeram ao longo do ano passado. A exceção é o Dudu, que chegou no fim do ano passado, mas já era um atleta que a gente tinha interesse e conhecia. Os demais trabalharam comigo no Sub-20, menos o Vitão, que estava no Sub-17. Todos são atletas, na melhor acepção da palavra, com atitude, postura, comprometimento. São atletas que conseguem, diariamente, brigar pelo seu espaço. São muito competitivos. Eu acho que a apresentação deles no adulto é merecida”.

O que o Supermercados BH/Minas ganha com a presença dos atletas

“Nos treinos, ganha muito em competitividade. A gente pode reclamar de qualquer coisa de atletas jovens, mas aquela vontade e aquela determinação, às vezes pecam pelo excesso, a gente ganha muito. Ganhamos algumas opções de jogo, porque são atletas com características diferentes daquelas que nós temos no adulto. O Renato e o Vitão, por exemplo, são dois pivôs. Dudu tem ótima finalização, Kauê tem uma ótima defesa de primeira linha, cresceu muito no ano passado, tanto é que terminou como artilheiro do Estadual e da Copa Minas. Luís e Gabriel Ferro são dois jogadores que, para o estilo de jogo do Paulinho, que é de comando, dos últimos homens comandarem, vão ajudar bastante. Isso vai ajudar muito na competitividade diária dos treinos. Esperamos que eles possam ter as oportunidades e que aproveitem todas elas”.