A temporada 2019 terá uma novidade no comando da equipe adulta do futsal do Minas Tênis Clube. Peri Fuentes, que até o último ano era o técnico do time Sub-20 do Clube e auxiliar de Paulo César Cardoso na equipe adulta, será o novo treinador. Elenco e comissão técnica se reapresentam no dia 14 de janeiro. Os primeiros dias serão destinados aos exames médicos, fisioterápicos e avaliações físicas de início de temporada, mas os treinos com bola devem começar no dia 17 de janeiro.

Orlando Bento

Peri Fuentes assume futsal minastenista em 2019. Foto: Orlando Bento

Natural de Sant’Ana do Livramento (RS), Peri Fuentes chegou ao Minas no início de 2016, depois de atuar como técnico do ADHering/Blumenau, equipe de Santa Catarina. No currículo do treinador estão títulos importantes, como o bicampeonato da Taça Brasil Sub-20, em 2002, com o Internacional (RS), e 2004, com a Ulbra (RS). Em 2014, Peri Fuentes foi eleito o melhor técnico da Liga Nacional de Futsal (LNF).

Na última temporada, participou, juntamente com a equipe adulta, das disputas da LNF, Taça Brasil e Campeonato Estadual. No comando do Sub-20, foi vice-campeão da Taça Brasil da categoria, em setembro de 2018. Vários atletas minastenistas, que faziam parte do Sub-20, foram convocados para as seleções de base.

Antes da reapresentação e início dos treinos para a temporada 2019, Peri Fuentes falou sobre o novo desafio da carreira.

Como foi feito o convite para assumir o futsal do Minas?

O convite foi feito pelo (Luiz Henrique) Taveira, após alguns dias da definição da saída do Paulinho (Cardoso), a quem eu devo tudo pela minha vinda ao Minas e aprendizado durante os três anos que trabalhamos juntos.

Qual a sua expectativa para a temporada 2019?

A expectativa é grande, pois o desafio é enorme. Já era grande desde o final do estadual, tanto Sub-20 quanto adulto. Já estávamos pensando na montagem da equipe desde o fim do ano passado. Após as definições da comissão técnica do adulto, começamos a montagem do elenco, pensando no novo momento e na definição do clube em voltar a apostar em uma equipe jovem.

Como será a composição da equipe em 2019?

A equipe será formada com uma mescla de atletas do Sub-20, com oito jogadores de 2018, com outros atletas jovens adultos, sendo que muitos já passaram pelo Minas.

Quais são os pontos fortes do Minas nesta temporada?

Acho que ainda é cedo para falarmos em pontos fortes, mas, na formação da equipe, foram levados em conta, além da parte técnica, postura e comportamento. Apostamos em jovens atletas com potencial e que buscam uma oportunidade em um clube com uma excelente estrutura, como a que o Minas oferece. Trabalho, luta, dedicação, empenho e garra não faltarão.

A experiência como auxiliar nos últimos anos ajuda no novo desafio?

Sim, ajuda. E muito. Apesar de ser um elenco praticamente novo em relação a 2018, dez atletas passaram pelo Sub-20 comigo. Além disso, a comissão técnica é excelente, conhece o clube e seus objetivos, o que ajuda muito.