Desde a tarde de segunda-feira, 14, o piso da quadra do Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra está sendo removido. O tablado antigo dará lugar a um material mais moderno, conhecido como “piso flutuante”. As obras estarão prontas a tempo para o início da Taça Brasil, que ocorrerá em Carlos Barbosa, entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março.

Esta é a maior reforma realizada na quadra desde a sua inauguração em 2000. Antes disso, apenas pequenas manutenções eram realizadas no local. A troca do piso atenderá a um pedido feito por quem o utiliza: os atletas.

Após 15 anos de utilização contínua, a quadra sofreu com o desgaste, tornando-se rígida e forçando a musculatura dos atletas. “Digamos que o impacto é o mais prejudicial para um atleta de alto rendimento. A gente joga em vários locais, alguns com o piso duro e outros com o piso flutuante, mas isso não influencia. Porém, o fato de a gente treinar todos os dias em dois turnos nesse piso duro é extremamente prejudicial ao atleta. As articulações sofrem bastante, assim como o tornozelo, joelho e quadril. Lógico que somente a quadra não causa lesões nos atletas, mas ela, certamente, potencializa alguma lesão que eles já tenham”, avaliou o preparador físico da ACBF, Alexandre Baldasso.

A substituição pelo piso flutuante vem justamente para diminuir o impacto sobre a articulação dos atletas e até mesmo dos jovens das categorias de base e escolinhas do clube. “O fato dessas crianças estarem crescendo e praticando a modalidade numa quadra menos impactante dará a eles uma vida esportiva mais prolongada. Já foi constatado que os treinos no chão duro são lesivos. Por isso, na nossa pré-temporada, os trabalhos físicos são feitos na grama, em função da diminuição do impacto”, esclareceu.

Baldasso afirma que o processo de melhoria na performance dos jogadores será constatado a longo prazo. Mas garante que o novo piso deixará o jogo mais veloz. “A gente espera que o atleta esteja mais à vontade. Na parte técnica, posso dizer também que será uma quadra mais rápida. A bola rola mais e, consequentemente, os jogadores correm mais também”.

A substituição do piso

Após a retirada do piso antigo, começou o processo de concretagem. Posteriormente, serão colocados os amortecedores de borracha, as viguetas de suspensão e o compensado multilaminado. Por último, será colocado o assoalho de madeira Pau-Marfim e a pintura das demarcações de futsal.

As obras estão sendo realizadas pela empresa paranaense Pisossul. A substituição do piso só foi possível através da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto foi realizado pela ACBF com o apoio do Instituto Sports Market (ISM) e viabilizado com o patrocínio do Zaffari, Gerdau e Banrisul.

Notícia e Imagem: Ulisses Castro / ACBF