Pivô lembra golaço em final, mas troca pintura por título. Vice em 2011, Marquinhos Xavier admite peso de camisa tetracampeã. Carlos Barbosa tem vantagem na decisão

O técnico Marquinho Xavier do Carlos Barbosa disputou a final da Liga Nacional de Futsal em 2010 e foi vice com o Marechal Rondon. O pivô Pito fez até golaço na decisão em 2013, pelo Concórdia, mas viu o mesmo Orlândia, adversário deste ano, virar o jogo e sair com o título. Por um 2015 com fim diferente, após a vitória por 5 a 3 no jogo ida, em Uberaba, o treinador não dispensa nem a mística da camisa do tetracampeão da Liga Futsal. O camisa 18 é claro: nada de golaço, o importante é ser campeão.

Pito até marcou nesta final, depois que Kevin tentou por cobertura, a bola bateu no travessão e voltou para o pivô. Diferente do gol de 2013, quando ele aproveitou a saída errada da defesa, dançou na frente da marcação, limpou dois marcadores e tocou na saída do goleiro (Veja vídeo abaixo). Mas, no que depender dele, nem precisa ter gol no jogo de volta.

– Pelo Concórdia fiz um gol bonito, mas perdemos. Prefiro cem vezes não fazer o gol bonito e vencer. O melhor é o título. Agora segundo jogo é em casa, a torcida vai fazer uma grande festa e temos grandes chances de sair campeão – avaliou.

Diferentemente de quando foi vice-campeão em 2010, desta vez Marquinhos Xavier vê a taça bem perto. Perto, mas nem tanto. O treinador ressaltou após a vitória contra o Orlândia que ainda faltam, pelo menos, 40 minutos do tempo normal.

– Próximo do título, mas distante. São 40 minutos tensos, contra uma grande equipe. Temos o máximo respeito. Não tem nada ganho. A gente vai precisar ter uma estrutura forte em casa, mas quem sabe este ano o título não cai para gente. Este resultado caracteriza a ACBF de 2015: uma equipe que sabe onde quer chegar, que tem potencial – disse.

O Carlos Barbosa deu um passo importante para o penta da Liga Nacional de Futsal. Time com história e camisa pesada. Mesmo que os atletas do atual elenco não tenham feito parte das campanhas anteriores, Marquinho Xavier espera que o peso dos troféus seja o fiel da balança na finalíssima.

– A camisa pesa. É uma mística importante, um retrospecto bacana. É um time que tem quatro LNF, está acostumado. Embora seja uma reestruturação e ninguém que está aí participou dos eventos no passado. Mas acabamos usando esta mística, quem sabe dá certo? – concluiu.

A segunda e última partida da LNF 2015 acontece no próximo domingo, às 13h, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa (RS). Um empate garante o título dos gaúchos. Campeão da Liga em 2012 e 2013, o Orlândia precisa vencer por qualquer placar para forçar a prorrogação. No tempo extra, o Carlos Barbosa tem a vantagem da igualdade por ter a melhor campanha.

Notícia: GloboEsporte.com Por Felipe Santos/Direto de Uberaba, MG
Imagem: Enerson Cleiton / Jornal de Uberaba