Diante dos protestos que tomaram as ruas do Chile nas últimas semanas e resultaram em 15 mortes até esta terça-feira, a Conmebol decidiu suspender a realização da Copa América de futsal, que seria realizada na cidade de Los Ángeles, a cerca de 500km ao sul de Santiago, capital do país. O torneio começaria nesta quarta e iria até o dia 30 deste mês.

Conmebol

Conmebol emite nota cancelando a Copa América no Chile. Foto: Conmebol

Em nota, a entidade que rege as competições sul-americanas da modalidade afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com a Federação Chilena de Futebol, com o Governo do Chile e com as demais autoridades do país. No entendimento da Conmebol, a situação do Chile, que decretou estado de emergência no último sábado (19), exige prioridade em relação ao torneio.

Por conta do caos no país, algumas seleções não conseguiram chegar a Los Ángeles. Do Brasil, o grupo de jogadores convocados que atuam na Europa não conseguiram voar para o Chile. Este é o segundo compromisso da seleção brasileira cancelado neste semestre. Há um mês, os comandados de Marquinhos Xavier disputariam um torneio nos Estados Unidos, cancelado pela organização do evento.

Sem data para a Copa América

A Conmebol afirmou que ainda não chegou a uma definição sobre as novas datas da competição. O Brasil está na disputa e integra o Grupo B, que também tem Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela. A estreia da seleção brasileira seria nesta quarta-feira contra os paraguaios.

Além da Copa América de Futsal, a Conmebol também definiu o Chile como sede da final da Libertadores no futebol. A decisão do torneio está marcada para o dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago. Apesar do atual cenário chileno, a entidade afirmou que não cogita transferir o jogo para outro local.

Os protestos no Chile começaram após o governo local anunciar um aumento de 30 pesos (que equivalem a 20 centavos de real) no preço das tarifas de metrô. Em protesto, manifestantes forçaram a entrada sem pagar e enfrentaram a polícia, fazendo com que todas as estações fossem fechadas na última sexta-feira (18).

Desde então, a violência cresceu no país. O governo decretou estado de emergência e tropas do exército foram às ruas em algumas partes de Santiago – o que não acontecia desde 1990, quando o Chile voltou à democracia após a ditadura de Augusto Pinochet.

Mesmo com a decisão do presidente chileno Sebastián Piñera de suspender o aumento das tarifas no metrô, no último sábado (19), as manifestações não cessaram.

Confira a nota completa da Conmebol:

A Conmebol decidiu suspender a Copa América de Futsal que aconteceria na cidade de Los Ángeles, no Chile, entre os dias 23 a 30 de outubro de 2019, devido ao fato de que a cidade citada está dentro do estado de emergência declarado, e as forças de segurança se encontram destinadas à restaurar a ordem e a normalidade no Chile.

A decisão foi tomada após a avaliação da situação conjuntamente com o Governo do Chile, a Federação de Futebol do Chile (FFCh) e as diferentes autoridades locais e regionais.

Em relação à reprogramação do evento, esta será informada em breve.