Neto foi herói do Corinthians na classificação contra o Joinville na Liga Futsal
Neto foi herói do Corinthians na classificação contra o Joinville na LNF

Neto não é Falcão. Não tem a mesma habilidade, nem o jogo plástico do camisa 12. Agora, se o assunto é decisão, pode chamar o fixo. É em partida desse tipo, por exemplo, que ele é capaz de tirar o título de “melhor do mundo” daquele que é, talvez, o maior jogador de futsal de todos os tempos.Ou, da mesma forma, de virar herói do Corinthians.

Na noite desta segunda-feira, faltavam pouco menos de dois minutos para o fim das quartas de final contra o Krona/Joinville. Com placar empatado na prorrogação, o Corinthians era pressionado e bastava um gol para – mais – uma eliminação traumática. Até que Neto resolveu aparecer. E decidir.

Fazendo uso do goleiro-linha, em busca do gol que seria da classificação, o Joinville acabou vacilando no campo de ataque. Mithyuê, ex-jogador do Grêmio no futebol de campo, foi desarmado, e a bola sobrou justo para Neto. Do campo de defesa, ele ajeitou, bateu e colocou no fundo da rede oposta.

Foi a bola cruzar a linha, e o público que compareceu ao ginásio do Parque São Jorge foi ao delírio. Assim como Neto, que saiu correndo em direção aos torcedores, pulou na rede e comemorou com um menino, apesar de seus 34 anos. “Essa vitória é a cara do Corinthians”, resumiu ele, ao “Sportv”.

GETTY

Neto levou a Bola de Ouro no Mundial
Neto levou a Bola de Ouro no Mundial

Podia ser a cara de Neto, porém. Há três anos, na final da Copa do Mundo de futsal, também foi assim. Na Tailândia, o Brasil lutava pelo título contra a Espanha, com o placar empatado a apenas 19 segundos do fim da prorrogação. O fixo recebeu, passou pelo marcador com categoria e… golaço.

O tento decisivo, inclusive, fez com que o fixo fosse escolhido melhor jogador da competição, honraria que tinha sido de Falcão nas últimas duas edições do Mundial. Com o título, Neto ainda enterrou um trauma: na Copa de 2004, foi ele quem errou pênalti que eliminou o Brasil… contra a Espanha.

Agora, a missão do Corinthians é acabar com o seu trauma: a semifinal da Liga Futsal, fase em que a equipe foi eliminada nos últimos cinco anos. Em 2014, em entrevista ao ESPN.com.br, Neto chegou a dizer que a competição virou a “Libertadores do futsal” para o corintiano pela pressão.

As semifinais da Liga têm início já nesta sexta-feira, com o duelo entre o atual campeão Sorocaba contra Carlos Barbosa, às 19h30. O Corinthians recebe Intelli/Orlândia, seu algoz em 2012, 2013 e 2014, no sábado, às 21h30 (horários de Brasília). Os jogos de volta acontecem, respectivamente, em 15/11 e 16/11.

Thiago Cara, do ESPN.com.br