Divulgação

Ricardinho com a medalha de campeão mundial de futsal. Foto: Divulgação

Disputar grandes competições é o sonho de todos os atletas de futsal. Conquistá-las ao lado de seus ídolos é privilégio para poucos. Aos 19 anos, o atleta potiguar Ricardinho conquistou o Mundial de Futsal pelo Magnus, time de Falcão, no último domingo, em Bangkok, na Tailândia. A equipe paulista venceu o Carlos Barbosa por 2 a 0 e conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título mais importante de clubes da modalidade.

Ricardinho chegou ao Magnus em maio de 2017 para integrar o elenco sub-20. Em 2018, seu primeiro ano como profissional, o atleta participou das quatro partidas do clube no Mundial. Ao conquistar o maior título que um jogador pode ter por um clube tão cedo, o potiguar afirma que disputar o campeonato já era um sonho e que conquistá-lo é algo sem explicação.

Divulgação

Ao lado de Falcão, Ricardinho comemorou o título conquistado pelo Magnus. Foto: Divulgação

– Eu acho que todo jogador de futsal procura disputar (o Mundial), nem é vencer, pois é a maior competição do mundo, e só de estar presente já foi um sonho. Acho que nem nos melhores sonhos eu esperava ter uma conquista tão grandiosa em minha vida. Foi muito bom, com apenas 19 anos, no meu primeiro ano como profissional e sem dúvida nenhuma é o maior título da minha carreira. É muito bom poder ter desfrutado disso – disse o atleta ao GloboEsporte.com.

Praticante do esporte desde a infância, Ricardinho foi revelado no futsal escolar e tem passagens pelas bases de clubes potiguares tradicionais como AABB Natal e ABC/Nossa Terra, equipe pela qual disputou a Taça Brasil Adulto em 2017.

O caçula

Ao lado de nomes consagrados do futsal, como Falcão, Éder Lima, Tiago e Rodrigo, o atleta se considera privilegiado e revelou como é a relação dele com os principais jogadores do clube, em especial com Falcão, o maior nome da história do futsal brasileiro.

– Apesar de eu ser o caçula do grupo, desde minha chegada eles me trataram muito bem, me mostram os caminhos corretos para seguir. Sem dúvida nenhuma eu aprendo a cada dia, não só no futsal, mas também na vida. São caras que já ganharam tudo que tinha para ganhar nesse meio. Só de pensar que dois anos atrás estava em casa assistindo eles pela TV e hoje estou jogando ao lado deles. Sem dúvida nenhuma é um dos melhores presentes que eu poderia ganhar. No primeiro dia, o Falcão já me recebeu, tirei foto com ele e conversamos. Ele mostrou o que era o projeto e aquilo ali foi sensacional para mim – declarou Ricardinho.

Guilherme Mansueto

Festa do Magnus na Tailândia com o bicampeonato mundial. Foto: Guilherme Mansueto

Além de Ricardinho, em 2014, outros dois potiguares – o treinador Ricardo Sobral, conhecido como Cacau, e o atleta Joan – foram campeões da mesma competição pelo Kairat Almaty, clube do Cazaquistão.

A temporada segue

Apesar da conquista na competição de maior peso, a temporada para o Magnus está longe de terminar. Neste segundo semestre do ano, o clube vai disputar a Liga Nacional de Futsal, além de estar na fase final da Liga Paulista. Mesmo com a sensação positiva por ter triunfado na principal competição, Ricardinho ainda pretende levantar outras taças em 2018.

Divulgação Magnus

Ricardinho em ação pelo Magnus na Liga Nacional de Futsal 2018. Foto: Divulgação Magnus

– Sem dúvida nenhuma nosso principal objetivo já foi concluído. Mas estamos na sequência ainda, temos a Liga Nacional, estamos na fase final da Liga Paulista. Vamos lutar, batalhar muito para tentar conseguir esse objetivo que também é importante. É sempre bom estar conquistando títulos, mas, sem dúvida nenhuma, nosso objetivo já foi selado que era o título do Mundial de Clubes – declarou Ricardinho.