O ano de 2015 não só marcou o primeiro ano de independência da LNF (Liga Nacional de Futsal), com os clubes a frente da organização da competição, como também a implantação da Comissão Disciplinar para julgar os casos que necessitavam de decisões de Tribunal.

No início da temporada, a LNF se preocupava com os casos que o Tribunal em Fortaleza, sede da CBFS, não estava conseguindo julgar. Com o intuito de corrigir e melhorar esse sistema, foi criada a 2ª Comissão Disciplinar, presidida por Márcio Andrauss, que avaliou esse primeiro ano:

“Com a estrutura que a Liga nos ofereceu, nós conseguimos atuar e trabalhar, e ficamos felizes por isso. A procuradoria teve os documentos para fazer as denúncias. Conseguimos julgar todos os processos, inclusive os da Final, ainda nesse ano. E isso é muito importante para dar uma segurança aos clubes para a próxima temporada”.

Com todos os casos ocorridos neste ano já julgados pela Comissão, Andrauss analisou o andamento dos processos ao longo da temporada:

“As únicas punições que não foram cumpridas foram as questões de pagamentos de multas. A Liga estava fazendo um levantamento de todos os clubes inadimplentes para não permitir que esses clubes joguem na próxima temporada. Então, como tem essa previsão no Regulamento, o não pagamento no prazo pode definir uma nova multa, mas existe a certeza de que as equipes vão pagar tudo ainda nesse ano, senão elas não conseguem jogar no próximo ano. Do restante, todas as penas foram cumpridas, os clubes foram intimados, eventuais dúvidas foram esclarecidas já no começo do ano, sempre com a Comissão se colocando a disposição para esclarecer e conversar com os clubes”.

O presidente da Comissão também comentou sobre os julgamentos mais complicados nesse ano, e que por coincidência, foram os julgados nessa última terça-feira (08/12), conforme Ata 09-2015:

“A briga e confusão que teve em Uberaba e a questão com o Falcão foram muito distante daquilo que a gente espera de uma competição como sempre foi a Liga Futsal. A Liga Futsal sempre foi uma competição de família, sem grandes brigas, com pouca torcida organizada, pouca confusão, e nós tivemos duas semifinais bem polêmicas, bem problemáticas”.

Ainda sobre esses processos, ressaltou:

“As penas acabaram saindo um pouco mais pesadas do que eu esperava antes do inicio do julgamento. Mas durante a evolução, a procuradoria trouxe muitas provas e as penas saíram dentro do equilíbrio dos quatro julgadores”.

Nos casos citados pelo presidente da 2ª Comissão Disciplinar, Corinthians foi multado em R$ 10.000,00 e perdeu um mando de campo. Intelli e ACBF também perderam dois mandos e foram multados em R$ 15.000,00. Já o atleta Falcão, foi suspenso por seis partidas.

09.12_comissão_4

Notícia: Assessoria e Comunicação LNF
Imagem: Divulgação