09.07_projeto_jaraguaMostrar os benefícios que a prática de esportes traz à saúde e levar o conhecimento do Futsal às escolas são os objetivos do Projeto “Conhecendo o Esporte”, que acontece em Jaraguá do Sul, desde o fim de junho. Ao todo 27 escolas participam da iniciativa, com a ação voltada aos alunos do 6º ano da Rede Municipal de Ensino. As crianças realizam visitas à Arena Jaraguá para conhecer melhor a modalidade e a estrutura que o município oferece.

Informações e noções sobre como funcionam as regras do Futsal, como se prepara uma equipe e outros assuntos relacionados ao esporte são repassados às crianças. O projeto propicia uma reflexão sobre o esporte e o seu conhecimento mais aprofundado: origem, desenvolvimento e concepção. De acordo com o coordenador geral do projeto, Marciano Machado, a ideia é levar a essência da modalidade aos munícipes. “Temos a parceria com os atletas, que explicam, orientam e contam um pouco sobre a sua história,  de como começaram no ramo”, comenta.

Para o fixo Giancarlos Antoniazzi, do Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s) esta é uma iniciativa  muito importante por parte dos representantes do projeto, junto da Prefeitura, pois além do incentivo à prática de esportes, ainda é possível mostrar como os atletas iniciaram a carreira. “E é mais ou menos na idade deles, tendo que conciliar os estudos e treinos”, conta Gian. Aos 18 anos, ele tenta mostrar a experiência adquirida com o esporte, e os passos que teve que dar para chegar a jogar profissionalmente. “Assim, quem sabe, posso servir de motivação a eles para seguirem e apostarem na modalidade”, finaliza.

Mas as ações da iniciativa não param por aí. Os atletas jaraguaeneses, além de padrinhos de cada escola, terão trabalho a fazer: treinar uma equipe por escola, fazendo o papel de técnico. Após a visitação dos alunos, as crianças participarão de um campeonato: a Taça Futsal Jaraguá Júnior, que já está marcado para setembro, com etapa final prevista para outubro, mas as datas ainda serão definidas.

O projeto é uma criação da  MC Grupo de Comunicação, com apoio de  empresários de Jaraguá do sul e parceria dos órgão públicos. Ao todo são 27 escolas e 53 turmas, totalizando 1,3 mil alunos envolvidos. Cada criança ganha um kit de participação, com certificado e camiseta personalizada.

A iniciativa funciona em parceria com a FME (Fundação Municipal de Esportes), Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, a Hansatur, a ADV Aurora, CNA, EcoSport, Ecoville, ABM Plotagens e Comunicação Visual, BG Vídeo, Clínico Geral Cr. Márcio Guindani, Feirão do Braz, FolhaSC e Coneva Brindes.

Notícia: Assessoria de Imprensa Jaraguá Futsal
Imagem: Divulgação