Divulgação

Juan Quelyson é o melhor goleiro do estado na categoria juvenil

Após confirmar a transferência de quatro jogadores potiguares para a liga eslovaca de futsal, o Rio Grande do Norte vai exportar mais dois atletas para fora do Brasil. Em setembro, o goleiro Juan Quelyson e ala Joalisson de Souza, o Pimpo, estarão viajando para Portugal para jogar pelas categorias de base do Bragança. Os jovens de 18 anos devem integrar a equipe sub-20 do time português. Além deles, o fixo Robert Shaydt foi aprovado pelo Magnus, time do craque Falcão, e já integra o elenco das categorias de base do clube do interior paulista.

Divulgação

Robert Shaydt e Falcão se encontraram na Arena Sorocaba. Foto: Divulgação

Os três atletas jogaram juntos no Colégio Encanto, de Natal, e foram treinados por Magnus Adriano. Após se destacarem nas competições locais, foram indicados para o professor Roberto Pereira, responsável por fazer a ligação entre os atletas e os clubes de fora do estado e do país. Avaliados por vídeos, Juan e Joalisson foram aprovados pelo Bragança e vão disputar as competições sub-20. Segundo Roberto, quando os jogadores passam dois anos em Portugal, os clubes se tornam formadores, dando aos atletas a condição de atletas da casa.

– São dois meninos do juvenil ainda. O Juan treina comigo há mais de um ano e o Pimpo eu observei e vi que dava para ir, e encaixei ele. A gente encaixou para ver a possibilidade deles passarem essa temporada. São duas temporadas de início, sendo avaliados para, depois da segunda temporada, quando se tornarem adultos, acertarem o contrato profissional – disse Roberto.

Divulgação

Joalisson é canhoto e chamou atenção no Encanto durante competições escolares. Foto: Divulgação

Robert tem a trajetória diferente dos ex-companheiros. O atleta se mudou com a família para a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, e estava à procura de um clube no estado. Como o potiguar Ricardinho já joga no elenco sub-20 do Magnus, Roberto entrou em contato com a comissão técnica do clube e encaminhou o acerto do fixo com a equipe.

– Robert saiu de Natal para morar em Sorocaba e estava sem clube, procurando uma oportunidade. Falei que ele já ia morar em Sorocaba e não teria custo nenhum para o clube, e tudo deu certo. Falei com o supervisor do Magnus para fazer uma avaliação com o treinador e ele ficou na categoria sub-18 – explicou Roberto.

Divulgação

Professor Magnus Adriano (primeiro em pé à esquerda), ao lado do goleiro Ruan e Joalisson; Robert é o número 33. Foto: Divulgação

Segundo Roberto, o professor Magnus Adriano sempre solicita que os jogadores sejam observados e, como ele viu o nível técnico dos jogadores, resolveu ajudá-los. Apesar de nenhum dos três atletas terem feito parte de suas equipes no futsal escolar, Roberto vê com bons olhos o potencial dos jovens para o futuro.

– Hoje, sem medo de errar, na categoria dele, Juan é o melhor goleiro que tem no estado. Além de ser muito bom embaixo das traves, é pegador de pênalti e hoje no futsal isso influencia muito, e já joga no adulto. Pimpo é um menino muito promissor, de muita força física, é canhoto. Eu acho que ele tem tudo para crescer como atleta. Robert tem uma qualidade boa de fixo, sabe jogar. Claro que, às vezes, o menino precisa de alguns ajustes de acordo como a equipe joga, como o professor gosta de jogar – destacou.