Exatos três meses após a inédita conquista da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Corinthians faz a sua estreia oficial na temporada 2017. Com um elenco bastante reformulado em relação à equipe do ano passado, o Timão é uma das dez equipes que participa da 44ª edição da Divisão Especial da Taça Brasil de Clubes, na cidade de Francisco Beltrão-PR. O primeiro adversário do Alvinegro é o Goiás, neste domingo, às 19h. Corintianos e esmeraldinos estão no grupo B, que tem ainda Minas, Marechal Rondon e Botafogo-RJ. O grupo A tem o anfitrião Marreco, Atlântico Erechim, Joinville, Balsas-MA e ABC-RN. Os dois primeiros de cada chave avançam à semifinal. O campeão será conhecido no próximo sábado.

Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Apresentação do Corinthians para a temporada 2017. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

– São duas equipes bem diferentes (a do ano passado para a desta temporada), uma que já conquistou um cenário dentro do futsal e outra que estamos trabalhando demais para que também possam conquistar títulos. Mas são duas equipes com grandes jogadores e com características bem parecidas (de uma temporada para a outra) – disse o técnico corintiano, André Bié.

Para este ano, o Timão promoveu revelações da base como Gleidson e Lucão e ainda trouxe Johnny e Wilsinho, ambos vindos do São José. Chegaram também os alas Xande (ex-Sorocaba) e Alex (ex-Joinville), o pivô Garrincha (ex-Atlântico Erechim) e o ala Edson (ex-Orlândia). O grupo está confiante em fazer uma boa temporada, a começar pela Taça Brasil, competição a qual o Alvinegro faturou nos anos de 1974 e 2010.

– Quando soubemos dos jogadores que não estariam conosco nesta temporada, comecei a procurar outros atletas com características parecidas para que pudessem dar melhor encaixe, melhor entrosamento de uma forma mais rápida. Todos os jogadores que chegaram para esta temporada foram nesse sentido, que tivessem facilidade no entendimento de jogo e bem próximos a característica do ano passado… Não que eles sejam iguais, mas se aproximam muito dessas características. Essa foi a nossa ideia. Agora é dar tempo de adaptação aos que chegaram e achar o equilíbrio individual e coletivo – completou Bié.

Artilheiro do São José na temporada passada, Johhny está confiante para a primeira competição com a camisa corintiana. Com passagem pelo arquirrival São Paulo, ele acredita que o Timão brigará pelo título mesmo com a grande reformulação no elenco.

– Espero uma competição bastante disputada, com muito equilíbrio. Como é um torneio de tiro curto, a parte física e o elenco vai fazer a diferença. Minha expectativa é a melhor possível. Estou bastante confiante em mim e em meus companheiros de equipe. O Corinthians sempre monta time para vencer e não será diferente nessa Taça Brasil. Vamos em busca desse título que será de muita importância nesse início de temporada, respeitando sempre, claro, os adversários – destacou.

Além do Corinthians, Minas, Marechal Rondon, Atlântico Erechim, Joinville e Marreco chegam para a Taça Brasil com boas expectativas. No grupo dos azarões estão Goiás, Balsas, ABC e Botafogo, que disputa a competição graças a uma parceria com os clubes Helênico e Casa de España, ambos do Rio. Palco dos jogos da Taça Brasil deste ano, o ginásio Arrudão recebeu melhorias na parte de infraestrutura. Os torcedores que quiserem acompanhar o torneio podem adquirir ingressos que variam de R$20 a R$ 80 (pacote para todos os dias).

Competição mais antiga do futsal brasileiro

Criada nos anos 60, a Taça Brasil de Clubes é a competição nacional de futsal mais antiga do país. O torneio tem três divisões (Especial, Primeira Divisão e Segunda) e reúne todas as federações estaduais do país, através dos seus respectivos campeões. Com sete títulos, o Jaraguá é o maior vencedor da Taça Brasil, seguido pelo Sumov-CE, com seis canecos.

A primeira edição foi disputada em 1968, em Lages-SC, e o Carioca foi campeão ao derrotar o Palmeiras-SP na final. Em 2016, o torneio aconteceu em Carlos Barbosa-RS, e o anfitrião Carlos Barbosa ficou com o título. O adversário na decisão foi o também gaúcho Assoeva, que nunca levantou o troféu.

Além do Corinthians, mais cinco dos chamados clubes de camisa conquistaram a Taça Brasil de Futsal. Foram eles: Vasco (1983 e 2000), Atlético-MG (1985), Internacional (1999), Palmeiras (1970) e Náutico (1976). A maior sequência de títulos pertence ao Jaraguá, campeão ininterruptamente de 2003 a 2008. No ranking por estados, Santa Catarina lidera com dez troféus, seguido por Ceará (oito) e São Paulo (sete).