D

A maratona de jogos que a equipe do Futsal Brasil Kirin enfrentou no primeiro semestre deste ano, principalmente nos meses de maio e junho, contribuiu para o aumento de jogadores lesionados que tiveram que ficar de fora de partidas importantes na disputa das Ligas Paulista e Nacional. A ausência mais notável ainda é a do craque Falcão, que se recupera de uma lesão no joelho, porém, neste período de desfalques, é o capitão Rodrigo que se destaca.

O camisa 14 dos sorocabanos deu início à disputa da segunda fase da Liga Nacional com direito a um gol na última partida contra a Assoeva, ao lado dos torcedores de Sorocaba. Ao todo, Rodrigo já soma 16 gols no campeonato e é o artilheiro da competição, mesmo sendo um jogador que atua principalmente nas ações defensivas. E essa é uma das marcas do defensor, que já foi o artilheiro da Liga Futsal 2012, com 24 gols, e vice-artilheiro em 2011, com 28 gols, quando defendia as cores de Carlos Barbosa.

“Sei o quanto é difícil ser artilheiro da Liga Nacional, ainda mais sendo um defensor. Fui o primeiro da minha posição na história da Liga em terminar como artilheiro no ano de 2012 e sei que repetir esse feito vai ser muito difícil”, explica Rodrigo.

Na competição nacional, o fixo do Futsal Brasil Kirin ainda ganhou o apelido de “Rei do Hat-trick”, termo usado quando o jogador marca três gols em uma mesma partida. Nos jogos contra Cascavel e Guarapuava, Rodrigo foi às redes três vezes em cada confronto e disparou na ponta da artilharia do campeonato.

“Nunca havia feito três gols em partidas seguidas. Na minha carreira já marquei até cinco vezes no mesmo jogo, mas fazer dois hat-tricks seguidos foi uma marca nova. É ainda mais gratificante quando, além dos gols, o time sai com a vitória”, comenta o capitão.

Na temporada 2014, Rodrigo terminou as competições somando 29 gols, já em 2015, ainda na metade do ano, o capitão já balançou as redes 16 vezes na Liga Nacional, 8 vezes na Paulista, 3 na Taça Brasil e 4 na Copa Libertadores – Zona Sul, totalizando 31 gols esta temporada. E o faro de gol não fica por conta só dos jogos pelos times. Na Seleção Brasileira, onde também carrega a braçadeira de capitão, Rodrigo soma 53 gols em 81 jogos.

Hoje, com as partidas mais espaçadas no calendário, o departamento médico da equipe conta somente com dois jogadores, Falcão e Ricardinho, que estão em fase final de recuperação e têm previsão para retorno na terceira rodada da segunda fase do campeonato nacional.

“Infelizmente o Falcão se machucou e acabou perdendo muitos jogos nesta temporada, caso contrário, com toda certeza estaria no topo da lista de artilheiros, como foi no ano passado – Falcão foi artilheiro da Liga Nacional em 2014 com 19 gols. Jogar ao lado dele é um privilégio e motivo de muita alegria dividir os gols e as comemorações com ele. É o maior nome do nosso esporte e isso nos motiva dentro de quadra”, finaliza o camisa 14.

A caminhada de Rodrigo na briga pela ponta da artilharia continua na próxima segunda-feira (20), quando o Futsal Brasil Kirin vai até Florianópolis (SC) enfrentar os donos das casa a partir das 19h15, pela Liga Nacional de Futsal.

Confira os números do capitão no histórico da LNF:

2007: 7 gols (Carlos Barbosa)

2008: 8 gols (Carlos Barbosa)

2009: 8 gols (Carlos Barbosa)

2010: 12 gols (Carlos Barbosa)

2011: 28 gols (Carlos Barbosa)

2012: 24 gols (Carlos Barbosa)

2013: 12 gols (Carlos Barbosa)

2014: 8 gols (Futsal Brasil Kirin)

2015: 16 gols (Futsal Brasil Kirin) *até o momento

Notícia: Guilherme Mansueto

Imagem: Divulgação