Após a precoce eliminação da seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal FIFA, o Supervisor Reinaldo Simões, campeão mundial em 2008, deixou seu cargo à disposição na manhã desta quinta-feira (22).

Em entrevista exclusiva ao site Futsal em Pauta, Reinaldo Simões faz um balanço sobre sua passagem pela seleção, além de falar sobre a partida contra o Irã e futuro:

“Pegamos a seleção em um momento conturbado. No ano de 2013 eles só fizeram besteiras e só em 2014 conseguimos trabalhar no segundo semestre. Não conseguimos fazer intercâmbios com seleções da Europa. Não conseguimos acompanhar mais de perto os jogadores de fora e isso tudo refletiu na preparação final”.

Luis Domingues

Reinaldo e Sorato durante pré temporada da Seleção. Foto: Luis Domingues

Simões também lamenta o pouco tempo de contato entre atletas e comissão técnica: “A seleção precisa ter um grupo quase fechado. Sempre que se reunir com os mesmos, para que os jogos e treinamentos sejam aproveitados. Nossa seleção se reuniu pela primeira vez nas Eliminatórias. Depois em julho. Não precisamos de desculpas, mas demos a cara pelo bem do futsal. Infelizmente não conseguimos”.

Sobre o futuro, Reinaldo diz que tudo está incerto: “O futuro ninguém sabe o que vai ocorrer. Precisamos de um planejamento macro, com a base junto. Dar condições de trabalho plenas, utilizar todas as datas FIFA e reunir a seleção. Sempre trabalhar com a seleção absoluta. Temos duas seleções que se juntam muito pouco. O projeto para 2008 e 2012 foi bem feito, pois tínhamos condições de trabalho”.

A eliminação para a seleção iraniana, na disputa por pênaltis, ainda não foi totalmente superada:

“Jogamos bem, falhamos na marcação e perdemos muitos gols. Isso é coisa do jogo. Displicência, não acho. Mesmo assim, coloquei meu cargo à disposição. Deixo a direção à vontade para resolver o futuro. Até voltaria, desde que seja com planejamento e sem amadorismo. Mas também sem patrocínio e dinheiro não se planeja muito”.

De volta ao Brasil, Reinaldo pensa nos próximos compromissos de sua equipe, o Magnus Futsal, que está nas fases finais da Liga Paulista e Liga Nacional: “Temos dois compromissos importantes, e vamos nos concentrar nisso. Quanto à Seleção, deixamos para ver qual será o futuro. Temos que começar do zero”,  completou.