Pela terceira vez o craque Ricardinho venceu a eleição anual de melhor jogador do mundo promovida pelo site Futsal Planet (assista ao golaço marcado pelo ala na partida contra a Sérvia, pela Uefa Euro Futsal, em fevereiro). O português de 30 anos deixou o espanhol Miguelín com a segunda colocação. O brasileiro Gadeia ficou em terceiro na disputa da categoria mais nobre do Agla Futsal Awards. Destaque da seleção portuguesa e da sua equipe, o InterMovistar (Espanha), Ricardinho já havia levado o prêmio em 2010 e 2014.

21.05_melhores_mundo_2Na categoria melhor goleiro de 2015, o brasileiro naturalizado cazaque Léo Higuita ficou com o prêmio. O vice foi para o espanhol Paco Sedano e o terceiro lugar para o italiano Stefano Mamarella. Além de Higuita, apenas mais uma categoria do Agla Futsal Awards ficou com o Brasil. Trata-se do prêmio de melhor jogadora do mundo, vencido por Amandinha, um dos destaques da conquista do título mundial da seleção brasileira feminina, no ano passado.

A Espanha foi o país com mais vencedores no Agla Futsal Awards 2015. Jose Venancio Lopez venceu a categoria melhor técnico de seleções, Jesús Velasco Tejada foi eleito o melhor treinador de clubes, Adolfo Fernández ficou com o troféu de melhor jogador jovem e Buélen Marzo levou o prêmio de melhor goleira. Não bastassem os atletas premiados, a Espanha ainda foi eleita a melhor seleção do mundo em 2015, com o Brasil ficando em segundo e o Cazaquistão em terceiro. Sem contar no InterMovistar, vencedor na categoria melhor equipe do ano passado.

Realizado desde 2000, o Agla Futsal Awards escolhe os candidatos aos prêmios das diversas categorias através de um colegiado formado por jornalistas e personalidades da área. A partir de então, uma votação aberta é feita através do site Futsal Planet. Em sete vezes o prêmio de melhor jogador do mundo ficou com um brasileiro. Manoel Tobias levou o troféu em 2004, 2006, 2011 e 2012. Manoel Tobias em 2000, 2001 e 2002. Schumacher em 2008.

O Agla Futsal Awards é uma premiação independente da Fifa, que escolhe o melhor jogador do mundo sempre após os Mundiais, realizados de quatro em quatro anos. Em 2012, o brasileiro Neto ficou com o troféu, conquistado por Falcão em 2004 e 2008. A próxima Copa do Mundo Fifa acontece em setembro, na Colômbia. Nesta quinta, foram sorteados os grupos da primeira fase, em cerimônia realizada em Medellín.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagens: Naiara Gresta/ Divulgação/ Sportsfile