O fixo Rodrigo viveu uma noite de emoções em Uberaba. Aos 15 minutos do segundo tempo, ele cometeu um erro defensivo e acabou marcando contra no amistoso entre Brasil e Polônia. Só que o destino quis que o camisa 14 colaborasse com a vitória do Brasil. Quando a partida se encaminhava para o empate em 1 a 1, Rodrigo recolocou a equipe brasileira na frente. Ainda deu tempo para Gleidson fechar a contagem em 3 a 1 – o aniversariante do dia, Rocha, havia aberto o placar no primeiro tempo. Brasil e Polônia voltam a se enfrentar no domingo, novamente em Uberaba. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo dentro da programação do Esporte Espetacular.

Ricardo Artifon

Rodrigo, Leandro Lino e Rocha vibram com um dos gols do Brasil. Foto: Ricardo Artifon

– Futsal é um esporte ingrato. Umas quatro ou cinco vezes por ano eu faço gol contra, mas felizmente contribuí com a vitória hoje, marcando o meu gol logo depois. Minha função de defensor é complicada. Talvez outro atleta pudesse ir por água abaixo depois do gol contra, mas eu me sinto à vontade com a camisa da seleção brasileira. Estou aqui trabalhando pelo meu espaço e para estar no Mundial de 2020 – comentou Rodrigo, campeão do mundo em 2012 na Tailândia.

Antes do jogo desta sexta, o ex-fixo Neto foi homenageado pela Confederação Brasileira de Futsal. Eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2012, o mineiro de Uberlândia aposentou-se do esporte este mês. Antes de se retirar das quadras, Neto, de 36 anos, lutou contra dois tumores em 2017, vencendo a luta contra o câncer.

Polônia tenta estragar a festa brasileira

A Polônia começou o jogo pressionando o Brasil. Com um minuto jogado, Zastawnik chutou da entrada da área, e Guitta foi buscar. A resposta brasileira veio aos dois minutos. Em jogada individual, Leandro Lino avançou pelo meio e bateu à queima roupa, obrigando o goleiro Kaluza a fazer a defesa. Aos cinco, já com o segundo quarteto em quadra, Felipe Valério avançou pela direita e bateu cruzado. A bola passou rente ao poste.

Ricardo Artifon

Leandro Lino é marcado de perto pelo polonês Zastawnik. Foto: Ricardo Artifon

O Brasil seguiu encontrando dificuldades nos minutos seguintes. Aos oito, Tomasz Lutecki arrancou pela direita e tocou para fora na saída de Guitta. Um minuto depois, foi a vez de Mikolajewicz assustar a defesa brasileira. Bem colocado, Guitta não deu rebote. Com muita dificuldade para furar o bloqueio polonês, a seleção brasileira só voltou a levar perigo aos 13, em finalização de longe de Kevin.

Rocha marca no fim do primeiro tempo

Aos 14, a Polônia teve maior chance do jogo até então. Após rebote dado por Guitta, Kriezel dominou sem marcação e carimbou o travessão. Um minuto depois, Sinoê desperdiçou boa oportunidade para o Brasil ao receber na área e concluir para fora. A partida seguiu lá e cá até o intervalo. Aos 17, Kriezel colocou Guitta para trabalhar mais uma vez. Quando o resultado do primeiro tempo caminhava para o 0 a 0, Rocha recebeu na esquerda e mandou uma bomba, abrindo o placar.

Ricardo Artifon

Rocha abriu o placar para o Brasil diante da Polônia. Foto: Ricardo Artifon

O segundo tempo começou movimentado. Com 30 segundos, Douglas carimbou a trave polonesa. No minuto seguinte, Felipe Valério avançou pela direita e finalizou com perigo. Aos três, Rodrigo deixou Daniel livre para finalizar em cobrança de falta em dois toques. Michal Wojciechowski salvou em cima da linha. O Brasil seguiu melhor e criando chance atrás de chance. Aos cinco, Felipe Valério e Douglas concluíram em sequência, e Kaluza fez duas defesas milagrosas.

Guitta tem muito trabalho

Aos poucos, a Polônia foi voltando a se soltar em quadra, criando dificuldades para o Brasil. Com oito minutos jogados, Kaluza avançou até a intermediária e arriscou o chute. A bola passou rente ao poste direito de Guitta. Aos 10, o camisa 1 brasileiro operou um verdadeiro milagre em conclusão de Solecki dentro da área. Três minutos depois, Kriezel mandou uma bomba no canto, e lá estava o camisa 1 para evitar o gol novamente.

De tanto insistir, a Polônia chegou ao empate aos 15. Após chute cruzado de Leszczak, Rodrigo tentou cortar e acabou marcando contra. O gol motivou ainda mais os poloneses, que passaram a pressionar em busca da virada. Aos 16, Lutecki quase fez o segundo em chute da entrada da área. Só que Rodrigo estava disposto a se redimir da falha no lance anterior. Em ataque rápido pela esquerda, ele bateu rasteiro, fazendo 2 a 1. Logo após o gol, a Polônia decidiu arriscar com goleiro-linha. Na primeira falha polonesa, Gleidson chutou de longe para marcar o terceiro, fechando a contagem em Uberaba.

Ricardo Artifon

Neto foi homenageado antes do Brasil x Polônia em Uberaba. Foto: Ricardo Artifon

Brasil: Guitta, Rodrigo, Leandro Lino, Marcel e Rocha. Entraram: Daniel, Renatinho, Douglas, Felipe Valério, Kevin, Gleidson, Bateria e Sinoê. Técnico: Marquinhos Xavier.

Polônia: Michal Kaluza, Tomasz Kriezel , Tomasz Lutecki, Mikolaj Zastawnik e Marcin Mikolajewicz. Entraram: Sebastian Wojciechowski, Robert Gladczak, Dominik Solecki, Sebastian Leszczak, Tomasz Kriezel, Mateusz Cyman, Michal Wojciechowski, Sebastian Grubalski e Michal Marek. Técnico: Blazej Korczynski.