Brenno Domingues

Avaliações marcaram a apresentação do São José. Foto: Brenno Domingues

A equipe do São José Futsal / Manguaça FS voltou às atividades nesta segunda-feira, 26, com seu elenco completo. O dia foi dedicado às apresentações iniciais de atletas e comissão técnica e avaliações clínicas, com o fisioterapeuta Pietro, na parte da manhã. O complemento do dia foi com uma parte do grupo  na clínica Life Coach, para uma avaliação cardiológica e o restante do grupo no Tênis Clube, para avaliações funcionais. A apresentação oficial da equipe e dos uniformes será na próxima semana, no Comfort Hotel, em São José dos Campos.

No primeiro contato entre atletas e comissão técnica, o presidente Montanha e o supervisor técnico Firma explicaram como será o funcionamento anual da equipe e, após essa conversa, o fisioterapeuta Pietro avaliou clinicamente cada um dos atletas.

Já na parte da tarde um grupo dos atletas foi submetido a uma avaliação cardiológica na clínica Life Coach, em São José dos Campos. Enquanto isso outro grupo fez uma avaliação funcional no ginásio de jogo. Na terça-feira, 27, esses grupos serão invertidos na parte da manhã e o trabalho com bola se inicia na parte da tarde, já com o técnico Lucas Chioro.

Para o fisioterapeuta Pietro: ”Essa avaliação de pré-temporada é muito importante para determinar o que cada atleta tem de necessidade e trabalhar em cima da mesma para manter esse jogador ativo, por mais tempo e por mais jogos. Assim um trabalho, praticamente diário, é traçado a partir dos resultados obtidos nessa primeira avaliação.

Pietro ainda ressaltou que esse trabalho de avaliação é, agora, padronizado e seguido por todos os fisioterapeutas da Liga Nacional, que é algo inédito no mundo: ”No ano passado e nesse ano de 2018 todos os Fisioterapeutas da Liga Nacional se reuniram para padronizar a avaliação da pré-temporada. Essa nova forma de avaliação padronizada não existe em nenhum lugar do mundo. A ideia disso é coletar os dados de todos os atletas da LNF, afim de alimentar uma base de dados para traçar um parâmetro médio do que é aceitável e do que não é aceitável para os jogadores de alto rendimento do futsal.”

Brenno Domingues

Atletas realizaram avaliações médica e físicas na apresentação. Foto: Brenno Domingues