Daniel Augusto Jr.

Marquinhos, um dos convocados por Tite, teve a base no futsal do Corinthians e jogou no time de futebol do clube antes da Europa. Foto: Daniel Augusto Jr.

O técnico Tite anunciou os 23 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA Rússia 2018. Entre eles, três atletas passaram pelas categorias de base do futsal do Parque São Jorge: o lateral direito Fagner, o zagueiro Marquinhos e o meia Willian.

Os três jogadores passaram pelo ginásio poliesportivo em épocas distintas, antes do mesmo receber o nome de Wlamir Marques, mas carregam fundamentos essenciais na formação dos atletas de futsal. “O futsal tem uma importância muito grande na formação dos jogadores que chegam ao futebol de campo. Assim como os três, outros convocados que estão na seleção também tiveram a sua origem no futsal”, lembra o gerente de futsal do Corinthians, Edson Sesma.

O lateral direito Fagner chegou ao Timão no final dos anos 90, onde começou sua trajetória no futsal alvinegro. Atualmente, o filho mais velho do lateral, Henrique, passou a integrar uma das equipes menores do futsal do clube.

Da mesma forma que Fagner, Willian trocou Ribeirão Pires pelas quadras do Parque São Jorge com apenas 10 anos, em 1998, passando pelo futsal do Timão até migrar para o campo e chegar à equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Jr., em 2005.

Zagueiro da atual seleção de Tite, Marquinhos também chegou ao Corinthians no início do século, quando passou pelas quadras do Parque São Jorge.