Duzentos e oitenta e quatro dias. Este foi o período que a seleção brasileira de futsal ficou sem jogar por conta de uma grave crise envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e os principais jogadores do país. Nesta segunda-feira, a equipe heptacampeã mundial encerra o “período sabático” com a estreia na Copa América, competição que está sendo realizada na cidade de Portoviejo, no Equador. O adversário é o Uruguai, às 21h (de Brasília). Comandada pelo técnico Serginho Schiochet, a seleção não contará com o craque Falcão no torneio. Recuperando-se de uma lesão no tendão da coxa esquerda, ele pediu dispensa para encerrar o seu tratamento em Sorocaba.

24.08_estreia_selecao_copaamerica_1Com a ausência de Falcão, as atenções ficam voltadas para o fixo Neto, do Corinthians. Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2012, o mineiro de Uberlândia não atua pela seleção desde março de 2013, quando parou de ser convocado por divergências com a antiga diretoria da CBFS.

– É um recomeço. Independente dos problemas que ocorreram no período pós Mundial, tenho que aproveitar a oportunidade de defender a seleção novamente. É um orgulho enorme defender o meu país e quero aproveitar da melhor forma possível. Mantenho a minha alegria de defender a seleção desde 2001, quando defendi o Brasil pela primeira vez – afirmou o defensor, autor do gol que deu ao Brasil o título do último Mundial, na Tailândia, em 2012.

A Copa América de Futsal 2015 será disputada por nove seleções. O Brasil está no grupo B, ao lado de Uruguai, Colômbia e Venezuela, seus adversários na primeira fase. O grupo A conta com Equador, Argentina, Paraguai, Peru e Chile. Os dois primeiros de cada chave avançam à semifinal. A decisão será no próximo domingo, dia 30.

– Será uma Copa América bastante complicada. Soubemos de um agravante, que é o tamanho da quadra. Chegou a informação de que vamos utilizar uma quadra de 36 metros, o que dificulta ainda mais, pois as equipes hoje tendem a trabalhar mais a marcação. Mas temos que aproveitar nossa qualidade para superar os problemas, pois sabemos que podemos ir longe – comentou

24.08_estreia_selecao_copaamerica_2O corintiano terá como concorrente de posição o experiente Ciço, que completa 34 anos no próximo mês de outubro. Campeão mundial com a seleção em 2008, o jogador do Orlândia afirmou que defender o Brasil ainda é motivo de grande festa.

– Não vou dizer um frio na barriga, mas uma alegria. A convocação é a certeza de que você está correspondendo no seu clube para ter a oportunidade na seleção. Defender o Brasil é motivo de muito orgulho, não tem preço que pague. Estou feliz demais em retornar. É o que todo jogador almeja, o ápice da nossa carreira – destacou Ciço.

Esta será a 11ª Copa América de Futsal. O Brasil foi campeão nove vezes, perdendo o título apenas em 2003, quando a Argentina faturou o seu único título. A última edição do evento aconteceu em 2011, em Buenos Aires. Na ocasião, a seleção brasileira sagrou-se campeã batendo a Argentina por 5 a 1 na final.

24.08_estreia_selecao_copaamerica_3O time verde-amarelo está sem jogar desde 14 de novembro do ano passado, quando venceu a Colômbia por 7 a 2 e conquistou o seu oitavo título do Grand Prix de Futsal, em São Bernardo do Campo (SP). Sem patrocinadores e com as suas receitas bloqueadas, a CBFS não conseguiu marcar compromissos para a seleção nos meses seguintes. Para piorar a situação, um grupo de jogadores liderados por Falcão declarou boicote à administração de Marcos Madeira, eleito em março após aliança com integrantes da antiga diretoria da entidade.

Notícia: GloboEsporte.com

Imagens: Gaspar Nobrega/ Foto&Grafia/ Luciano Bergamaschi/ CBFS