Há vinte anos, nos meses finais de 1996, o time Apama de Santa Catarina vencia o estadual na categoria menores. Lá, um certo José Joaquim, que não era nenhum craque com a bola nos pés e jogava futsal só para “gastar energia”, como ele próprio conta hoje em dia, ganhou uma vaga inesperada no gol. “O time era de Blumenau e o goleiro de Pomerode, na cidade vizinha”, lembra o atual goleiro da Assoeva, mais conhecido como Quinzinho. “Eu não ia jogar no gol este campeonato”, então, “do nada o goleiro parou de ir e eu fui de goleiro”.

Divulgação Assoeva

Por Joaquim, Quinzinho, camisa número 15 da Assoeva. Foto: Divulgação Assoeva

“Foi o meu primeiro título, antes de começar este campeonato eu jogava na linha”. Quando a vaga sob as traves surgiu foi logo escalado, apesar de dizer que “não jogava nem treinava” na posição, mas por ser “perna de pau na linha”, justifica. “Já fui titular e ganhei o meu primeiro título”. Ainda foi considerado destaque e goleiro menos vazado. “Era o empurrão que faltava e aconteceu graças ao professor Reginaldo”, reverencia o antigo mestre.

“Até então eu jogava por hobby ali na linha, mais para gastar energia”. Depois da experiência como arqueiro, pensou, “é isso que eu quero (da minha vida), decidi que ia focar nisso e tocar minha vida como goleiro”. “Botava a mochilinha nas costas e viajava sozinho”, assim começou sua jornada.

Contando “desde sempre” com o apoio da mãe, que percebeu a vontade do filho, ele explica que seguia “de ônibus ou avião, dependendo de onde ia, com a mochilinha e mudava de cidade”. Coragem que o ajudou a amadurecer mais rápido. “Achei interessante porque saí de casa com 14 anos, agora estou com 32, então já são 18 anos nessa estrada”.

Assoeva

“Ano passado nosso objetivo era chegar nos Playoffs, mas no modelo antigo do campeonato era mais difícil (após a fase classificatória todos contra todos, eram formados dois grupos para então chavear os oito melhores em mata-mata). Não que esse ano seja fácil, mas passa direto para as oitavas.

Hoje nossa meta é chegar na semifinal, sempre querendo mais.

Logo no começo (do ano) a gente falou entre nós que o objetivo era ser campeão gaúcho e estar entre os quatro da Liga”.

Divulgação Assoeva

No Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires. Foto: Divulgação Assoeva

Quartas de Final da LNF2016 – Assoeva x Joinville

“Sabemos que vai ser difícil, mesmo porque perdemos a primeira em casa. Mas a gente sabe que tem um histórico no futsal, e o próprio Floripa mostrou este ano, que dá para reverter fora de casa. A gente tem que passar pela defesa deles e por aquela torcida né? Que é também bem complicada. Eles vão apoiar e perderam só uma em casa, que foi para o Erechim (informação confirmada, JEC 1×3 Atlântico).

Vamos jogar dia 2 (de novembro) contra o Juventude e de lá já passamos para Joinville, mas já pensando no dia 5, por isso vamos chegar três dias antes. Para descansar, treinar e focar para este jogo. Vai ser o jogo do ano, o jogo das nossas vidas, porque a gente sabe que essa fase decisiva nos garante na semifinal e garante o nosso futuro também”.

Quartas de final – ida

Assoeva 2×3 Joinville – Para ver os gols CLIQUE AQUI.

Jogo de volta

05/11 SÁB | 11:15 | #JECxASS | Joinville/SC com transmissão do SporTV

Divulgação Assoeva

Dia 5/11 a partida mais importante do ano, jogo de volta contra o JEC. Foto: Divulgação Assoeva