Um estudo de impacto de mídia realizado pela empresa Fato & Ação apontou que os cinco primeiros jogos televisionados da ADC Intelli na LNF 2016, geraram um retorno de publicidade de mais de R$ 18 milhões. O número seria ainda mais expressivo caso o levantamento considerasse outras formas de exposição, como nas matérias na TV, rádio, internet, revista e etc.

Luan Amaral

Magnus empata com Intelli e vai às Semifinais. Foto: Luan Amaral

– Como funciona o estudo?

A Fato & Ação, empresa contratada pela LNF para fazer a pesquisa, analisa todo o tempo de exposição dos patrocinadores das equipes durante as transmissões dos jogos. No caso da ADC Intelli, na primeira fase, a equipe teve quatro partidas televisionadas (contra Marreco Futsal, Supermercados BH/ Minas, São José e Concórdia). Nas oitavas de final, o jogo de ida, contra a equipe do Minas, também entrou nas estatísticas, diferente dos duelos pelas quartas, quando os Grenás encararam o Magnus Futsal, em duas partidas transmitidas ao vivo e que engrossariam ainda mais o montante, mas que ainda não tiveram seus números computados.

Caso os anunciantes Grenás tivessem que pagar o valor cobrado pelas emissoras de TV referente ao tempo de exposição naquele horário, desembolsariam a bagatela de R$ 18.027.929,21, pelas mais de nove horas de transmissão, somados os cinco duelos. Vale ressaltar mais uma vez, que as duas partidas transmitidas pelo SporTV válidas pelas quartas de final, ainda não foram computadas.

Mas a exposição das marcas vinculadas a ADC Intelli não param por aí. Além da publicidade existente em outros veículos de comunicação, como rádio e internet, por exemplo, os parceiros intellianos também estão visíveis nas redes sociais oficiais do clube, que somadas, consistem em mais de 90 mil seguidores.

Instagram

Na rede social que tem conquistado o público jovem, a ADC Intelli  é a quarta equipe com mais seguidores entre os times que disputam a LNF 2016, com 25,3 mil seguidores – o primeiro é o Corinthians, que usa o mesmo perfil para o futebol e o futsal -, número que supera, por exemplo, o virtual campeão brasileiro da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Atlético-GO, que possui pouco mais de 8 mil fãs. Na série A do brasileiro, a Intelli supera o atual campeão mineiro, o América, que contabiliza 13,6 mil seguidores.

Facebook

No Facebook a ADC Intelli possui mais de 58 mil seguidores, terceiro maior perfil entre as equipes que disputam a LNF 2016, valor maior do que a própria Liga, que contabiliza pouco mais de 48 mil seguidores. Mais uma vez o Corinthians, que não tem uma página direcionada apenas ao futsal, lidera as estatísticas.

Campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Boa Esporte Clube possui nesta rede social, cerca de 15 mil “followers”, menos de um terço da quantidade do perfil intelliano.

Twitter

No Twitter, a ADC Intelli é mais uma vez a terceira com maior número de seguidores entre as equipes que disputam a LNF 2016. Com pouco mais de seis mil seguidores, o perfil é maior, por exemplo, do que o do Guarani, clube que já foi campeão da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol e que foi vice da Série C no último sábado. Vale lembrar que a torcida bugrina é uma das maiores entre as equipes fora das capitais brasileiras.

YouTube

No canal Grená no YouTube, a ADC Intelli possui 450 inscritos, sendo a quarta maior equipe entre os times da LNF 2016. No comparativo com o futebol, os intellianos têm mais seguidores do que o Atlético-GO, terceira principal torcida de Goiás e que já tem vaga garantida na Série A em 2017. No total, os vídeos upados no canal já receberam cerca de 140 mil visualizações.

Site

O portal www.intellifutsal.com.br recebe mensalmente cerca de 12 mil visualizações. Sempre atualizado e com notícias exclusivas, o portal é fonte de informações não só para os torcedores, mas também abastece, com matérias, vários sites que cobrem a modalidade.