Com dois goleiros praticamente garantidos na Copa do Mundo de 2016, comissão técnica estuda nomes com a mesma característica de Franklin, aposentado em 2014

CONFIRA A TABELA DO GRAND PRIX / GIAN E DUDU NA BRIGA POR VAGA

Procura-se um goleiro especialista em defender cobranças de pênaltis e tiros livres. Este é um dos maiores dilemas da comissão técnica brasileira a pouco menos de um ano do Mundial da Colômbia. Das três vagas disponíveis para o gol, duas deverão ser ocupadas pelos “intocáveis” Tiago e Guitta. A outra está em aberto. O perfil desejado pela comissão técnica é o mesmo deFranklin, aposentado desde o ano passado. Famoso pelas defesas na final do Mundial de 2008, quando Brasil e Espanha decidiram o título nos pênaltis, o ex-corintiano era conhecido por “crescer” diante dos cobradores. A seleção brasileira de futsal está em Uberaba (MG), onde disputa o Grand Prix. Nesta sexta-feira, os comandados de Serginho Schiochet encaram o Paraguai às 21h, pela terceira rodada – o SporTV transmite ao vivo, e o assinante do Canal Campeão também pode conferir no SporTV Play!

Tomate Dudu Gian treino seleção brasileira futsal uberaba (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)Dudu e Gian treinam com o treinador de goleiros da seleção, Tomate: vaga em aberto (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

– Desde as primeiras convocações, sempre buscamos dar sequência e, hoje, o Tiago, o Guitta, e o Gian são os nossos melhores goleiros. Só que a nossa ideia é ter também um especialista em pênaltis e tiros livres. Esse é um grande problema, pois não vejo ninguém com esse perfil se destacando na Liga Nacional. Tenho conversado constantemente com as comissões técnicas dos clubes pedindo que se formem goleiros com essa característica. Outra possibilidade é intensificarmos os treinamentos do fundamento com um dos convocados. Só que isso não se resolve de uma hora para outra. Precisamos de um nome que nos passe confiança nessa característica “pegador de pênaltis” – afirmou Serginho.

Raridade no futebol de campo, o recurso da troca de goleiros para as penalidades é muito comum no futsal, onde as equipes costumam contar com pelo menos um especialista em defender tiros livres de curta distância. Estes atletas geralmente ficam no banco de reservas e são utilizados apenas nestes momentos das partidas. Assim foi na final do Mundial de 2008, quando Franklin substituiu Tiago na decisão por penalidades contra a Espanha. Situação semelhante viveu Paulo Vitor no Santos, na final da Liga Nacional 2011, e Léo Oliveira no Orlândia, na decisão da Libertadores 2013, quando ambos entraram no lugar dos respectivos titulares e foram decisivos nas conquistas das suas equipes.

Franklin Brasil futsal 2008 (Foto: Divulgação/Fifa)Franklin era considerado um especialista em pênaltis e tiros livres (Foto: Divulgação/Fifa)

– Muita gente acha estranho mas, fisiologicamente e fisicamente, o descansado, desde que aquecido, tem mais possibilidades de fazer a defesa – afirmou o comentarista de futsal do SporTV, Marcelo Rodrigues.

GIAN E DUDU NA BRIGA POR VAGA

Para o Grand Prix de Futsal, Schiochet convocou Tiago, Guitta e Gian. No entanto, após pedido das diretorias de Corinthians e Orlândia para retirar seus jogadores da competição, o treinador acabou chamando o jovem Dudu para o lugar do corintiano Guitta. Com apenas 23 anos de idade, o atleta do Joinville se vê motivado em brigar por uma vaga na seleção que disputará o Mundial da Colômbia.

– Tudo vai depender do que eu fizer no meu clube. Trabalho diariamente para conseguir bons resultados para a minha equipe e, por consequência, conquistar a confiança dos meus treinadores. Se buscam um especialista em pênaltis e desejam investir em mim, darei o meu máximo para me encaixar no perfil – comentou Dudu, que atuou na partida contra Zâmbia última na quarta-feira.

Dudu treino seleção brasileira futsal (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)Dudu ganhou espaço no Joinville e foi convocado para a seleção brasileira (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

Formado nas divisões de base do próprio Joinville, Dudu ganhou a posição do renomado Djonydurante a fase decisiva da Liga Nacional de Futsal. Nos primeiros anos de carreira, o camisa 2 joinvilense foi reserva de ninguém menos que o hoje companheiro de seleção, Tiago. Para Dudu, o aprendizado com o bicampeão mundial foi de grande valia.

– Foi um prazer enorme trabalhar com o Tiago, que é um grande amigo. Até hoje, eu aprendo com ele, que é um goleiro fora de série, que sempre me passa algo legal com sua experiência – destacou.

Reserva imediato de Tiago no Grand Prix, Gian “Wolverine” é apontado como favorito à terceira vaga de goleiro caso a comissão técnica não encontre um nome com as características de Franklin. Apesar de não ser especialista em pênaltis, o atleta do Carlos Barbosa afirma que se prontificaria a treinar exaustivamente o fundamento para ganhar a confiança da comissão técnica.

Gian Brasil Guatemala futsal (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)Gian “Wolverine” vem sendo testado no Grand Prix (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

– A briga está aberta, pois existem grandes goleiros no futsal brasileiro. Acho que tudo é treino e creio que tenho plenas condições de atender esse requisito, mesmo porque a seleção sempre teve um goleiro pegador de pênaltis – afirmou o “Wolverine”.

Além do bom momento no Carlos Barbosa, Gian tem na confiança do técnico Serginho um de seus maiores trunfos. Isto porque goleiro e treinador trabalharam juntos no Concórdia em 2013 na campanha que culminou com o surpreendente vice-campeonato da Liga Nacional.

– Eu e Serginho sempre tivemos uma relação de muito respeito. Creio que essa confiança que ele tem em mim foi conseguida com muito trabalho. Espero que a parceria que construímos no Concórdia dê muitos resultados na seleção – finalizou.

CONFIRA A TABELA DO GRAND PRIX

Grupo A: Brasil, Paraguai, Guatemala e Zâmbia
Grupo B: Irã, Uruguai, Angola e Colômbia

Quarta-feira – 04/11 – 1ª rodada
Paraguai 3 x 6 Guatemala
Uruguai 4 x 2 Angola
Brasil 11 x 2 Zâmbia
Colômbia 1 x 4 Irã

Quinta-feira – 05/11 – 2ª rodada
Zâmbia 2 x 6 Paraguai
Uruguai 2 x 6 Colômbia
Brasil 9 x 0 Guatemala
Irã 7 x 0 Angola

Sexta-feira – 06/11 – 3ª rodada
14h – Irã x Uruguai
16h – Guatemala x Zâmbia
18h30 – Angola x Colômbia (SporTV)
21h – Brasil x Paraguai (SporTV)

Sábado – 07/11 – Semifinal
13h – 1º do grupo A x 2º do grupo B (SporTV) – C
16h – 1º do grupo B x 2º do grupo A (SporTV) – D

Domingo – 08/11 – Final
08h – Perdedor C x Perdedor D
11h – Vencedor C x Vencedor D (TV Globo)

Notícia: GloboEsporte.com/Flávio Dilascio – Uberaba, MG