Rodrigo Dod

Craque Falcão em ação diante do goleiro Willian no Reis do Drible. Foto: Rodrigo Dod

Na quarta edição do Reis do Drible, evento que abre as atrações do Verão Espetacular, a equipe do craque Falcão, maior jogador da história do futsal, venceu o time de Nenê, atacante do São Paulo. Com uma caneta (2 pts), três chapéus (6 pts) e 12 gols (12 pts), os comandados por Falcão dominaram a partida transmitida pelo Esporte Espetacular e garantiram a vitória por 20 a 11. O grupo liderado por Nenê não acertou nenhum drible, pontuou apenas com gols, mas se divertiu e fez a alegria da torcida através da irreverência de jogadores como Oitomeia, que surpreendeu o público ao dar uma voltinha de skate pela quadra oval do Ginásio Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Pelo Time Falcão, de uniforme azul, além do próprio, entraram em quadra Willian, goleiro de futsal do Joinville e da Seleção Brasileira, na meta, o meia Giorgian De Arrascaeta, do Cruzeiro, Adonias e Lu Caneta, do freestyle. De branco, o Time Nenê foi formado pelo jovem atacante Rodrygo, vendido pelo Santos para o Real Madrid, o argentino Charly, fera do freestyle, além do jogador de futsal Oitomeia. O goleiro foi Franklin, ex-atleta da seleção brasileira de futsal.

Assim como nas três edições anteriores, nenhum jogador acertou o “Combo”, jogada em que é preciso aplicar um dos três dribles (caneta, chapéu ou meia-lua) e emendar um gol. O “Combo” soma quatro pontos ao placar.

Os craques do futsal, freestyle, street soccer e, claro, o tradicional futebol de campo jogaram dois tempos de 10 minutos. Na primeira parcial, após 20 segundos de jogo, Rodrygo, o novo raio revelado pelo Santos, abriu o placar e beijou uma camisa do clube que um torcedor segurava na arquibancada. O Time Nenê saiu na frente, 0 x 1. Com passe de Falcão para Adonias, a equipe adversária empatou, 1×1. Adonias, em lance sensacional, tirou onda com embaixadinhas, equilibrou a bola na nuca e passou de nuca para Falcão tentar de bicicleta ampliar, a galera foi à loucura! Arrascaeta ampliou de canhota para o Time Falcão, 2 x 1. Rodrygo marcou o segundo dele, tudo igual, 2 a 2.

Foi então que pintou o primeiro Desafio no círculo central. O desafiado por Falcão foi escolhido pelos internautas na página do Verão Espetacular: Rodrygo, de 17 anos, eleito com 39% dos votos. Falcão, com 41 anos, pediu ao jovem jogador: “Respeita o véinho!”. A experiência do craque não falhou, Falcão marcou um gol e recuperou a vantagem, 3×2. Depois, tentou dar um chapéu em Rodrygo, o árbitro não deu e Falcão pediu VAR. Nada feito, o árbitro negou o chapéu.

Com Charly, o Messi do Freestyle, veio o empate 3 x 3. Em outro desafio, Adonias escolheu Nenê que virou o jogo, 3 x 4. Mas Adonias fez o primeiro drible do jogo, uma caneta que valeu dois pontos para o Time Falcão, 5 x 4. Em seguida, Falcão fez um gol de letra, 6 x 4. Charly marcou mais um para o Time Nenê, 6 x 5. Com dois chapéus seguidos sobre Nenê, Falcão conseguiu quatro pontos e abriu importante vantagem no jogo, 10 x 5. Em novo desafio, Oitomeia chamou Lucaneta e fez um gol pro Time Nenê, 10 x 6. Charly, de voleio, marcou mais um para o Time Nenê, 10 x 7. Com um chapéu, Lucaneta ampliou 12 x 7 pro Time Falcão, que deixou mais um em seguida, marcou de letra 13 x 7. Em novo desafio, faltando 31 segundos pro fim do primeiro tempo, Charly convocou Falcão que ampliou com dois gols, 15 x 7.

O time de Nenê voltou para o segundo tempo precisando tirar a diferença de oito pontos! Ameaçou uma reação com Oitomeia, 15 x 8. No desafio, Lucaneta chamou o atacante do SP que fez um gol, 15 x 9. Em seguida, mais um gol de Oitomeia, com direito à sambadinha e dancinha da moda, 15 x 10. Mas Adonias chegou pra estragar a arrancada dos adversários, ampliou com dois gols pro Time Falcão, 17 x 10. Até o goleiro Franklin marcou, um golaço de bicicleta, 18 x 10. Falcão ainda passou de calcanhar para Lucaneta ampliar 19 x 10. Até que Oitomeia conseguiu deixar mais um dele, 19 x 11, e correu para comemorar surpreendendo o público com uma voltinha de skate pela quadra oval do ginásio Antônio Baldusco, muito aplaudido, claro! Lucaneta, a dois segundos pro fim, marcou o último do Time do Falcão, de letra, para sacramentar a vitória por 20 a 11.