O italiano Pierluigi Collina foi um dos árbitros de futebol mais famosos da história: apitou a final da Copa de Mundo de 2002, a final da Liga dos Campeões da Europa de 1999, entre outros. Mas Collina ficou mais famoso ainda por conta de uma doença genética, a Alopecia Areata ou Alopecia Universal. Essa disfunção do metabolismo faz com que todos os tipos de cabelos caiam. Goleiro do Atlântico Erechim na Liga Nacional de Futsal 2018, o goleiro Careca sofre do mesmo problema genético. Tudo por conta de um trauma que passou na infância.

Ricardo Artifon

Careca é um dos destaques do Atlântico na atual temporada. Foto: Ricardo Artifon

“Meu cabelo começou a cair aos dois anos. Minha mãe e meu pai contam a história, porque eu não lembro, que um cachorro me atacou. Esse ataque gerou um trauma que fez com que meu cabelo caísse. Desde sempre, eu curti o esporte e o esporte sempre foi uma válvula de escape pra mim. Um meio de inclusão social também, porque era um lugar que eu me sentia igual a todo mundo e que me ajudou em muitas outras questões”, explica.

Aos 29 anos, Careca já passou pelo Corinthians e hoje é goleiro do Atlântico Erechim, do Rio Grande do Sul. O arqueiro também já foi convocado para a seleção brasileira de futsal. E pensar que Careca só começou sua carreira profissional aos 24 anos. Antes disso, o dia a dia dele era em um escritório.

“Minha história no futsal é um pouco complicada, porque eu fiquei três anos longe do esporte. Eu estudei, me formei – sou contador formado -, trabalhei. E quando eu estava com uns 24 anos, eu recebi um convite de Mogi, do Grêmio Mogiano, pra eu voltar a jogar. Aceitei o convite, fiz uma boa temporada, surgiu o convite pra ir para o Corinthians, no Corinthians fiquei três anos e agora estou no Atlético (Erechim)”, lembra.

Muitos poderiam ver o apelido de Careca como uma ofensa para Fernando Lopes Pereira, nome de registro do jogador. Mas ele mesmo faz questão de ressaltar que não vê problema nenhum em ser chamado pelo apelido, já que lida muito bem com seu problema genético.

Divulgação LNF

Goleiro do Atlântico também falou sobre a doença rara que o fez perder os pelos do corpo. Foto: Divulgação LNF

“Careca é tranquilo, porque apelido bom é aquele que você liga. Então, se você não ligar, se você fizer piada com você mesmo, a coisa passa. Desde sempre, aparecia um careca na TV e eu já sabia que iam me chamar do nome dele na escola. Então, eu já falava o apelido antes de todo mundo, sempre tirei o apelido com o bom humor”, disse.

O segundo jogo da semifinal entre Atlântico e Copagril acontece no próximo sábado, dia 24, às 13h30min, no Centro Esportivo e Recreativo Atlântico, em Erechim, no Rio Grande do Sul. Esse jogo tem transmissão ao vivo do SporTV. Na primeira partida entre os dois times, um empate em 1 a 1.