“AFSU TREZE ANOS”, aos olhos do vitorioso Zagallo também tem 13 letras, e desta forma a Associação Futsal de Umuarama chega à idade de número místico neste sábado 02, conquistando marcas importantes para a cidade de Umuarama.

Fundada no dia 02 de janeiro de 2003, o Umuarama Futsal conquistou logo no seu primeiro ano o título do Paranaense da Chave Prata, subindo já em seu segundo ano para a disputa do Paranaense Chave Ouro, a elite do futsal do Paraná, ao qual o Umuarama Futsal foi bicampeão nos anos de 2007 e 2008, além de ser finalista em outras 3 oportunidades em 2005, 2006 e 2015.

Nessa rica história, a AFSU também levou o nome de Umuarama para o Brasil em 10 edições consecutivas na Liga Nacional de Futsal, de 2006 a 2015, conseguindo chegar em 3º lugar na temporada de 2009, sendo a melhor colocação de uma equipe do Paraná até aquele ano.

Disputou também outras competições de nível nacional como Taça Brasil de Clubes, Super Liga e Liga Sul de Futsal.

Além de conseguir levar o nome de Umuarama também pela América do Sul, ao disputar no ano de 2010 o Torneio Internacional de Futsal em Assunção, Paraguai e, em 2011 conquistou o 3º lugar na Libertadores da América de Futsal, contra equipes da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Nestes 13 anos foram 701 jogos oficiais, ao qual serão aumentados no ano de 2016, com a disputa da Liga Nacional de Futsal e Campeonato Paranaense Chave Ouro.

Além de oferecer bons momentos à torcida umuaramense, a AFSU ainda faz sua ação social ao levar o futsal há mais de 600 crianças e adolescentes em contra turno escolar, em bairros carentes da cidade de Umuarama, projeto esse que nasceu junto com a AFSU.

Notícia: Bruno Vanço
Imagem: Divulgação/ AFSU