Os dois juntos somam 79 anos e estão em atividade há praticamente duas décadas. Astros da decisão da Liga Nacional de Futsal deste ano, Falcão e Vander Carioca atravessaram gerações, colecionando títulos e reconhecimento ao longo dos anos. Companheiros no Rio Miécimo e na seleção brasileira, os dois se enfrentam pela terceira vez em uma decisão da LNF. Nos dois encontros anteriores, melhor para Falcão, que saiu campeão em cima da equipe do amigo em 1999 e 2012. Para este ano, o cenário parece apontar para o lado diferente. Vitorioso na primeira partida da final, o Corinthians, de Vander Carioca, está a um empate do título sobre o Magnus, do camisa 12. O jogo 2 acontece na próxima segunda-feira, no Parque São Jorge. À equipe do interior só resta vencer para tentar forçar a terceira partida, na quarta-feira, dia 15.

Bruno Vanço

Corinthians goleou o Umuarama na primeira partida das oitavas. Foto: Bruno Vanço

– A gente respeita muito o Sorocaba, tomamos o 2 a 0 no jogo desta segunda-feira, mas sabíamos que dava para virar. E nós conseguimos a virada e estamos mais perto do título. Só que vale ressaltar que não tem nada definido. O Sorocaba tem jogadores experientes e acostumados a decisão. Agora esperamos o apoio da Fiel no Parque São Jorge. Que a torcida apoie do primeiro ao último minuto para que a gente consiga esse primeiro título da LNF do Corinthians – afirmou Vander Carioca.

Falcão e Vander se conheceram ainda nos anos 90. Revelado pelo Corinthians, o camisa 12 disputou a sua primeira Liga exatamente pelo Timão, tendo marcado inclusive o primeiro gol da história do torneio em partida contra o Internacional, no Beira Rio. Na mesma época, Vander atuava pela GM/Chevrolet, última equipe do pivô carioca antes da sua ida para o Atlético-MG.

Luciano Bergamaschi-CBFS

Falcão marcou um dos gols da Intelli na final de 2012 contra o Joinville de Vander. Foto: Luciano Bergamaschi-CBFS

Pelo Galo, o goleador despontou no futsal nacional. Em 1997, foi campeão e artilheiro da Liga Nacional com 36 gols. Na temporada seguinte, Vander voltou para a cidade natal para defender o Iate Clube e, um ano depois, o pivô estava no Rio Miécimo. Foi quando Falcão e Vander se enfrentaram pela primeira vez em uma final de Liga Nacional.
Na ocasião, o camisa 12 atuava pelo Atlético-MG, que desbancou a equipe carioca com vitórias por 5 a 3 no Rio e 5 a 4 em Belo Horizonte. Falcão, então com 22 anos, marcou três vezes na partida final da LNF 1999. Vander também não passou em branco e anotou dois gols naquela decisão.

– O Vander é um craque. Começamos praticamente juntos. Ele é só um ano mais velho, mas convivemos bastante em confrontos e quando atuamos juntos pela seleção. Posso dizer que o Vander é um cara que está quebrando paradigmas por estar jogando em alto nível com 40 anos. Só que eu espero levar a melhor contra ele de novo nessa decisão – comentou Falcão.

O ano de 1999 marcou também a primeira e única em vez que os dois atuaram juntos sem ser na seleção. Logo após o título da LNF, Falcão teve uma rápida passagem de quatro meses pelo Rio Miécimo. Em 2000, cada um tomava o seu rumo novamente. Vander foi para o1 Flamengo, enquanto Falcão passou por Banespa e São Paulo naquela temporada.

– Minha relação com o Falcão é a melhor possível, sou amigo dele há muito tempo. Quando ele chega em final, ele costuma ganhar, mas espero que dessa vez possa ser diferente. O Falcão já ganhou tanto, ele pode deixar a gente ganhar dessa vez, né? – brincou Vander.

Divulgação/CBFS

Vander Carioca em ação na seleção brasileira em 2009: parceria com Falcão. Foto: Divulgação/CBFS

Após a parceria no Rio Miécimo, Vander Carioca esteve para jogar na mesma equipe de Falcão em várias oportunidades. Em 2010, o pivô chegou a acertar com o Jaraguá, do camisa 12, mas, seduzido por uma proposta do Petrópolis, o goleador acabou mudando de rumo. Em 2012, quando Falcão atuava pelo Orlândia, novo pedido de contratação do amigo. No entanto, Vander acabou acertando com o Joinville, que seria o rival da equipe orlandina na final da LNF daquele ano.

– Jogamos juntos na seleção vários anos e quando voltei para o Brasil (Vander atuou fora do país de 2001 a 2009) tive a oportunidade de acertar com um time dele quatro ou cinco vezes, mas não chegamos a um acordo. Uma vez a culpa foi até minha, eu tinha dado minha palavra para ele, mas fiquei no Rio, não quis sair do Rio. Acontece. Felizmente nada abalou a nossa amizade – contou o pivô.

Assim como em 1999, Falcão levou a melhor sobre o amigo na final da Liga Nacional de Futsal 2012. Depois de vencer o Joinville por 1 a 0 em Joinville (SC), o Orlândia arrancou um empate em 4 a 4 na partida de volta em São Sebastião do Paraíso (MG), depois de ir para o intervalo perdendo por 4 a 0. Qual será o desfecho de uma nova final entre os craques? Os torcedores terão de esperar até a próxima segunda-feira para ter a resposta.