Ficar em um lugar que não seja o mais alto do pódio não é algo comum para Falcão. Maior vencedor da Liga Nacional de Futsal (LNF), com nove títulos, o craque conheceu pela terceira vez o sabor de ser vice-campeão nacional. Nem a mística envolvendo o número 12 ajudou o maior jogador da história de futebol a conquistar seu 10º título.

Marcos Ribolli

Falcão não conseguiu levar Sorocaba ao bicampeonato da LNF. Foto: Marcos Ribolli

Em sua 12ª final, no dia 12/12, o Magnus não conseguiu evitar o primeiro título da história do Corinthians na LNF. A derrota por 5 a 2 no Parque São Jorge, na noite da última segunda-feira, não foi o que determinou a perda do título para Falcão, Segundo ele, o gol sofrido restando apenas sete segundos para o fim da primeira partida, disputada em Sorocaba, foi determinante para o vice-campeonato para a equipe do interior paulista.

– O gol faltando sete segundos para o fim da partida em Sorocaba acabou com a nossa equipe. Quando chegamos aqui e fazemos uma boa partida, um dos melhores jogos nosso na competição é expulso. O gol que sofremos antes do intervalo nos desestruturou. O 1 a 1 nos daria uma chance maior dentro da partida, mas fomos perdendo e na volta tomamos o terceiro e quarto gols com a bola no nosso pé e aí acabou o jogo. O Corinthians é campeão com méritos – analisou.

O vice-campeonato em 2016 é o primeiro de Falcão atuando. O camisa 12 também foi vice-campeão outras duas vezes. As derrotas aconteceram nos anos de 2006 e 2009, quando sua então equipe, o Jaraguá, foi superado pelo Carlos Barbosa em ambas as oportunidades. Porém, lesionado, o ala não atuou nas finais.

– Olhando o contexto do ano, tivemos três campeonatos e chegamos em três finais. Qualquer equipe no mundo gostaria de ter um projeto assim, mas como somos vencedores, lamentamos a perda de dois títulos. Não perdemos para qualquer equipe, o Corinthians é uma grande equipe – avaliou.

Para a próxima temporada, apenas o goleiro Luan, os fixos Rodrigo e Ricardinho, o ala Pixote, além de Falcão, estão com contrato renovado com o Magnus. A reformulação na equipe será grande, já que cinco jogadores do Corinthians tem acordo com o time para 2017: Arthur, Marcel, Leandro Lino, Rocha e Edgard. Além deles, o time deve aproveitar jogadores das categorias de base.

Danilo Camargo

– Ano que vem estarei novamente buscando recordes, sou movido a isso. Teremos uma equipe mais jovem, assim como tem o Corinthians, e isso dará um respaldo ainda maior para os mais experientes jogarem até mais. Acredito que irei jogar mais um ou dois anos nesse ritmo. Voltaremos mais fortes e para buscar todos os títulos – disse Falcão.

Em 2016, o Magnus foi campeão mundial de clubes no Catar derrotando o Carlos Barbosa na final. Os dois vice-campeonatos vieram na Liga Paulista e na Liga Nacional, ambos sendo derrotado pelo Corinthians. Em três anos de existência, o time de Sorocaba é campeão da Liga Paulista, Liga Nacional, Sul-Americano, Libertadores e Mundial.