Após oito anos afastado das competições, o Canto do Rio, centenário clube de Niterói, está de volta e em plena atividade. Embora a equipe retorne movimentando o calendário do futebol brasileiro, a tradição vem de longa data no futsal. O “Cantusca”, como é conhecido, revelou no futsal o jogador Vinicius Jr, ex-jogador do Flamengo e contratado recentemente pelo Real Madrid.

Arquivo Pessoal

Ex-atacante do Flamengo e atualmente no Real Madrid, Vinícius Jr. iniciou a carreira no futsal do Canto do Rio. Foto: Arquivo Pessoal

Além de Vinícius Júnior, que deu os primeiros passos como jogador pelo futsal do Cantusca em 2006 com apenas cinco anos de idade, o clube revelou Gerson Canhotinha de Ouro, tricampeão do mundo com a seleção brasileira em 1970 e que, atualmente, é membro do conselho gestor do futebol da equipe. O lateral-esquerdo do Real Madrid e da Seleção, Marcelo, também passou pelo time juvenil de futsal do Canto do Rio.

Fundado em 1913, o Canto do Rio esteve na elite do futebol carioca entre 1941 e 1964. Após o rebaixamento, o clube retornou à Primeira Divisão na década de 80. Desde então, o Cantusca acumulou sucessivas disputas na Terceira Divisão do Rio até que, em 2010, a equipe se afastou das competições profissionais. Neste domingo, o Canto do Rio reestreia no futebol profissional contra o Campo Grande pela abertura da Série C do Campeonato Carioca.