Divulgação

Neymar começou no futsal antes de se tornar um dos principais astros do futebol mundial. Foto: Divulgação

Neymar jogou torneios intercolegiais na Baixada Santista e uma Liga de Futsal Regional antes de resolver seguir carreira no futebol de campo do Santos. Marcelo passou pelo futsal de Vasco, Helênico e Fluminense antes de firmar-se nos gramados pelo próprio Tricolor das Laranjeiras. História semelhante têm Alisson, Douglas Costa, Filipe Luís, Marquinhos, Miranda, Pedro Geromel, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Willian. Dos 23 convocados por Tite para a Copa do Mundo da Rússia, 11 foram atletas federados de futsal na infância.

Divulgação

Marcelo (camisa 14) começou no futsal do Fluminense. Foto: Divulgação

Em levantamento feito em parceria com o departamento de comunicação da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o blog Mundo do Futsal teve acesso aos registros dos jogadores quando estes atuavam na quadra. Titular de Tite, Willian disputou competições importantes pelo futsal de base do Corinthians, único dos chamados clubes de camisa que ainda disputam a LNF.

Divulgação

Coutinho no futsal do Vasco. Foto: Divulgação

Criado na Zona Norte do Rio, Renato Augusto atuou por Grajaú Country, Tio Sam e Grajaú Tênis nos anos 90, antes de migrar para o futebol do Flamengo. Já o lateral Filipe Luís defendeu o tradicional Jaraguá-SC no ano de 1996. O goleiro Alisson, por sua vez, foi federado pelo Internacional em 2002.