Nesta semana, a Intellie Tempersul está completando 50 dias de pausa na pré-temporada e, consequentemente, sem treinos no Alaor Ferrari. Desde então, com o acompanhamento à distância da comissão técnica, os atletas trabalham em casa (assista abaixo). A busca é por diminuir ao máximo os prejuízos na parte física. Ciente de que é inevitável zerá-los nem chegar perto disso, o preparador Vitor Vianna avaliou este período e projetou o tempo necessário para recolocar os atletas em dia quando todos voltarem ao ginásio dracenense.

Foto Carlos Volpi

Futsal da Intelli Tempersul está há cerca de 50 dias longede sua casa. Foto: Foto Carlos Volpi

 

O último trabalho em grupo foi realizado no dia 19 de março, e a despedida do Alaor ocorreu no dia 18. No começo, havia a expectativa pelo retorno até o início de abril. Porém, com a pandemia ganhando proporções pelo interior paulista, a pausa passou a valer por tempo indeterminado. Assim, Vitor Vianna precisou se desdobrar para preencher um cronograma bem maior do que o inicialmente previsto.

Assista ao vídeo que mostra os atletas da Intelli Tempersul  durante esta nova rotina. AQUI

– Tive que variar muito os treinos para procurar estimulá-los. É uma situação muito diferente de tudo que já vivi.

Como ele disse, a variação tem o objetivo de ajudar os atletas a não caírem na monotonia, embora entenda que a forma como cada um reage com treinos exclusivos em casa é bastante pessoal. E até a criatividade do integrante da comissão técnica se esgota, por conta da distância e do espaço físico limitado em que os jogadores se encontram. Diante de um contexto de muitas dificuldades, o preparador faz uma avaliação de como está o nível do grupo.

– Quando a gente retornar, vou ter que focar mais nos exercícios de potência. Treino de força não estamos conseguindo aplicar como gostaríamos por conta da falta da academia. Em compensação, eles estão ganhando muito no trabalho de core, que é a força abdominal, a qual dá equilíbrio ao corpo.

Deslocamentos, prancha, abdominal, mobilidade articular, agachamento, tríceps no banco… Esses são alguns dos exercícios realizados atualmente pelo grupo. Atividades que são divididas em blocos e realizadas de manhã, com o acompanhamento de Vitor. À tarde, o preparador pede aos atletas que mais uma atividade física seja realizada, se possível, uma corrida, respeitando as orientações para o momento. Esta tem sido a rotina de segunda a sexta-feira.

Foto Assessoria Intelli

Vitor Vianna (8º da esq. p/ a dir.) cuida da parte física da equipe neste ano. Foto: Foto Assessoria Intelli

Sobre o futuro, pouco dá para falar. Assim como muitos times, empresas e organizações, a Intelli Tempersul espera o fim do período de quarentena determinado pelo governador João Doria (PSDB), o próximo domingo (10), para avaliar se é possível tomar novas decisões. Mas dentro do que consegue projetar, o preparador dracenense tem em mente um prazo para que os atletas voltem ao nível físico ideal depois do reinício dos trabalhos em grupo.

– Vão ser necessários 15 dias. Assim que eles retornarem, vou precisar reavaliá-los, tirar medidas, fazer tudo novamente, e focar mais na parte de força, para conseguirem readquirir o que perderam.