LNFS

Jogadores do Viña Albali Valdepeñas comemoram um gol. Foto: LNFS

O percurso da liga na categoria mais alta do futsal nacional terminou na última terça-feira, 30 de junho, com a disputa da Final do Play Off Express pelo título da Liga Nacional de Futsal. Uma temporada que ficará na história por não completar a Fase Regular pelo COVID-19. Aqui deixamos os dados deste curso da liga na Primeira Divisão.

No total, 23 rodadas foram disputadas nesta temporada na categoria mais alta do futsal nacional, antes que o resto da Liga Regular fosse cancelada pelo COVID-19. Um total de 183 partidas na Melhor Liga do Mundo que nos deixaram recordes que já são históricos. A estes devem ser adicionados os sete jogos do Play Off Express para o título da Liga na Primeira Divisão que completam a lista de 190 jogos oficiais deste ano.

Jogando como mandante sinônimo de sucesso

Jogar em casa tem sido sinônimo de sucesso na maioria das ocasiões. No dia 16, o recorde foi alcançado com seis vitórias locais e um empate. Enquanto, nas Rodadas 3 e 17 foram as partidas em que os visitantes conseguiram impor sua força com cinco vitórias em oito partidas. Finalmente, o dia do campeonato em que as equipes assinaram as mesas mais vezes é o dia 11, quando houve até quatro empates.

Hamza fez o primeiro dos 1.142 gols que foram marcados

Nestes quase duzentos jogos na Liga Nacional de Futsal, um total de 1.104 gols foram marcados durante a Fase Regular e 39 na fase correspondente com o Play Off. O primeiro gol  da temporada 2019/20 foi de Hamza (Palma Futsal), enquanto Koseki (Patrimônio Mundial de Córdoba) marcou o primeiro de 2020.

A rodada da liga com mais gols corresponde a 17ª do campeonato, realizado no segundo final de semana de janeiro, no qual foram marcados 59 gols nos oito jogos disputados, perfazendo uma média de 7.375 gols por jogo.

46 gols em média por rodada e O Parrulo Ferrol x Fútbol Emotion Zaragoza, encontro com mais gols

Alguns recordes acima da média de 46 gols marcados em cada rodada da Liga. A 17 rodada do campeonato nacional da liga na Primeira Divisão, com 59 gols, é seguido pela Jornada 16 e 19, onde foi marcado um gol a menos (58 gols), Jornada 18 com 57 gols sofridos e 8 e 11 com 56 metas. O jogo onde mais gols foram marcados por partida foi no O Parrulo Ferrol – Fútbol Emotion Zaragoza da Rodada 19, com 14 gols.

Barça, artilheiro

O time que conseguiu enviar o F2 Fluor de Joma Eagle para o gol rival mais vezes foi o Barça, com 109 gols na Liga Regular e 3 no Play Off pelo título. Para a tabela de classificação Movistar Inter continua que, apesar de ter um histórico pior na Liga Regular com 96 gols, os nove gols marcados no Play Off o colocam em segundo lugar neste ranking em particular, com um total de 105 gols. A Viña Albali Valdepeñas, com 81 gols na Liga Regular e doze no Play Off pelo título, ou seja, um recorde geral de 93 gols, completa a folha de pagamento em conjunto com catalães e madrilenos.

Adolfo e Chino compartilham artilharia

Os artilheiros desta competição foram Adolfo e Chino, ambos com 26 gols. É a segunda vez que dois jogadores dividem o prêmio de melhor marcador após empatar gols em Paulo Roberto e Marcos Sorato (44 gols) em 1992/93. A lesão de Ferrão no final do ano fez com que o pivô de Chapecó fosse deixado sem ser elegível para o seu quarto troféu consecutivo como artilheiro.

Palma Futsal, a equipe mais forte do LNFS

Se olharmos para as equipes que sofreram menos gols, os números mostram uma total solvência do Palma Futsal, que conseguiu apenas 38 gols durante a Liga Regular e 5 no Play Off pelo título, ou seja, 1, 72 gols sofridos por jogo disputado.

A defesa impecável de Viña Albali Valdepeñas

Viña Albali Valdepeñas foi a equipe de revelação da temporada 2019/20. Os de David Ramos, depois de obter a salvação no ano passado no último dia da Liga, conseguiram este terceiro lugar na classificação ‘expulsando’ El Pozo Múrcia Costa Cálida das três primeiras posições que a Movistar Inter compartilhava tradicionalmente , Barça e o time vermelho. Esse fato só foi repetido por C.A. Osasuna Magna na última década. Outro recorde alcançado pela equipe de vinhos foi o de mais jogos sem derrota, no total de 11 jogos, das 9 às 19 horas. Além disso, estreando na Taça de Espanha e no Play Off pelo título, conseguiram chegar à final .

Movistar Inter, campeão da trigésima primeira edição da liga

A equipe interista foi proclamada campeã da Liga Nacional de Futsal ao vencer o Play Off pelo título da Liga Express disputada em Málaga. Os de Tino Pérez, que terminou a Liga Regular, em primeiro lugar, recuperaram o trono nacional depois de entregá-lo ao Barça no ano passado.