A situação é inusitada, mas o clube terá que se virar em dobro para entrar em quadra neste sábado, 9. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) terá que disputar duas partidas em competições oficiais, às 20h15min. Pela Liga Nacional de Futsal (LNF), o time laranja irá até Lajeado para enfrentar a ALAF. Já pelo Campeonato Estadual, o jogo será em casa contra o Cachoeira.

Júlio (dir.) irá jogar com o Sub-20 contra o Cachoeira, em Carlos Barbosa Ulisses Castro / ACBF

Júlio (dir.) irá jogar com o Sub-20 contra o Cachoeira, em Carlos Barbosa Ulisses Castro / ACBF

O confronto da LNF já estava marcado no calendário. Porém, a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) não aceitou as sugestões de datas para a partida contra o Cachoeira e o conflito de datas foi inevitável.

Portanto, a comissão técnica passou a semana estudando a situação e já definiu como fará o time jogar as duas partidas em locais distintos e no mesmo horário. Para o jogo do Gauchão, o clube será representado pela equipe Sub-20. Os atletas Júlio e Alexandre, que também integram o time principal, estão confirmados. O goleiro Léo passou por uma cirurgia e será o desfalque. Por isso, Deividi jogará junto com a equipe juvenil.

Para o técnico do Sub-20, Edgar Baldasso, será uma ótima experiência para o jovem grupo, que irá participar da Taça Brasil da categoria no início de agosto, em Carlos Barbosa. “Quem entra na ACBF, sempre almeja vestir a camisa da equipe principal. É uma grande oportunidade para eles sentirem essa responsabilidade. Inclusive, poderá servir de motivação antes da Taça Brasil Sub-20”. A entrada para esta partida será gratuita.

Marquinhos Xavier, comandante do time principal, tem confiança no trabalho das bases do clube. “Pensamos até deixar mais alguns atletas do time principal com o Sub-20, mas resolvemos colocar força máxima em Lajeado. Vale também apostar no trabalho da base”. Porém, lamenta o fato da coincidência de datas da LNF e do Gauchão. “É uma ingerência, falta de sensibilidade de quem administra a competição, pois desprestigia o campeonato. Tenho certeza que todos que jogam contra a ACBF querem jogar contra o time principal. A gente tem um calendário da LNF e precisa do bom senso das equipes e da federação. É uma pena para a competição. É ruim para a ACBF e pior para a competição, pois fica desprestigiada”.

Serviço dos jogos

LNF 2016

ALAF x ACBF

Data: sábado, 09/07/16

Horário: 20h15

Local: Lajeado

Transmissão: Rádio Estação FM

Gauchão

ACBF x Cachoeira

Data: Sábado, 09/07/16

Horário: 20h15min

Local: Centro Municipal de Eventos

Ingressos: a entrada é gratuita

Notícia: Ulisses Castro / ACBF