Com gols decisivos, jogadas plásticas e títulos em todas as competições com o clube. Esse poderia ser um resumo do ano de 2015 para o pivô Pito, do Carlos Barbosa (RS), que é um dos convocados para defender a Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2016, que ocorre em Assunção, no Paraguai, a partir do dia 5 de fevereiro.

O sucesso veio com muito trabalho e agora o jovem pivô começa a colher os frutos. Defender o Brasil não é novidade, mas Pito acredita que nas outras duas oportunidades esteve abaixo do esperado. Assim, a expectativa é grande para mostrar em ação o pivô que os brasileiros se acostumaram a ver atuando no Concórdia (SC) e, principalmente, no Carlos Barbosa.

“Volto a jogar pela Seleção agora nas Eliminatórias com muito orgulho. Joguei em 2014 o Grand Prix e em 2015 estive na Copa América, mas agora volto ainda mais animado. Acredito que não tive uma sequência boa defendendo o Brasil. Tenho consciência que não fui aquele jogador que estava rendendo bem no clube, mas acho que isso faz parte, pois todo jogador precisa de experiência para boas atuações defendendo seu país. Estou bastante motivado para entrar em quadra nas Eliminatórias e quero mostrar todo meu potencial na Seleção. Vou dar o meu melhor”, afirma.

Tanto ânimo fica por conta do desempenho na temporada passada. Com o Carlos Barbosa, Pito foi um dos principais destaques, mesmo após começar o ano se recuperando de uma lesão.

“O ano de 2015 foi com certeza o melhor da minha carreira. Nas quatro competições que estive com o Carlos Barbosa, vencemos as quatro. No começo do ano estava até voltando de cirurgia no pé, mas consegui dar a volta por cima e muito bem. Posso afirmar que a temporada passada vai ficar marcada para mim por ter sido tão especial com todas essas conquistas com meus companheiros”, pontua.

Ponto positivo

Essa boa fase tem motivos além das quadras. O pivô afirma que o apoio que recebe de familiares e amigos é fundamental para os bons jogos, além, claro, da dedicação dos companheiros de equipe nos jogos e treinos. Essa, segundo o Pivô, é a receita para o sucesso.

“Esse rendimento positivo veio principalmente da dedicação, do comprometimento, e principalmente das pessoas que estou cercado. Família, namorada, amigos, os colegas de equipe. Estar cercado de pessoas que querem teu bem facilita bastante. Estive muito próximo deles, com pensamento positivo sempre. Essa harmonia é o diferencial, o que nos faz render muito mais em quadra e traz esses frutos que colhemos no fim do ano”, diz.

Desafios nas Eliminatórias

“Vejo Argentina e Colômbia como os principais adversários. Jogamos contra as duas Seleções na Copa América e acabamos perdendo nos pênaltis para os argentinos na semifinal. Mas acredito que a Seleção irá se preparar muito bem para a disputa das Eliminatórias e vamos conquistar nossos objetivos. O primeiro de garantir a vaga para o Mundial e depois, quem sabe, o título”.

Relação com Serginho Schiochet, técnico da Seleção Brasileira

“O Serginho chegou na minha carreira e foi fundamental. Me deu um voto de confiança no Concórdia, onde realmente apareci no cenário nacional. Só tenho o que agradecer a ele, que está me dando mais uma oportunidade na Seleção. No começo da carreira ele acreditou em mim, me levou para o Concórdia e consegui provar meu valor. Só tenho a agradecer o Serginho, com quem tenho uma relação muito boa”.

2016

“Esse ano esperam bastante de mim e da ACBF. Sei da minha responsabilidade, que aumenta sempre que conquistamos coisas novas. Vou dar o meu melhor para dar sequência a este momento fantástico que estou passando junto com meus companheiros de equipe. Temos um calendário cheio pela frente, com a busca do Bi-campeonato da Liga Nacional, a Libertadores, Taça Brasil. Vamos buscar o maior número de títulos possíveis. Sei que assim, com os bons resultados, vão aparecer as chances na Seleção. Meu grande sonho é conseguir disputar uma Copa do Mundo e vou fazer o máximo para estar na lista deste ano já, quem sabe”.

Convocados para as Eliminatórias

Goleiros – Gian (Intelli), Tiago (Brasil Futuro) e Dudu (Krona);

Fixos – Caio (Jaraguá), Rato (InterMovistar) e Rodrigo (Brasil Futuro);

Alas – Ari (MFK Dinamo – Rússia), Daniel (InterMovistar – Espanha), Xuxa (Brasil Futuro), Fernandinho (MFK Dinamo – Rússia), Bateria (Barcelona – Espanha), Marcênio (Gazpron – Rússia);

Pivôs – Jé (Kairat – Cazaquistão), Pito (Carlos Barbosa) e Diego (Jaraguá).

Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS
Imagem: Luis Domingues