Na terceira participação na Liga Nacional de Futsal, o Pato Futsal chegou ao segundo título consecutivo. O time paranaense, que tem o comando do experiente treinador Sergio Lacerda, alcançou o bicampeonato após 26 partidas na LNF2019. Os números apontam 14 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

Mauricio Moreira

Pato é bicampeão da Liga Nacional de Futsal. Foto: Mauricio Moreira

Depois de conquistar o inédito título para o futsal paranaense em 2018 e apresentar ao mundo do futsal uma apaixonada torcida, além de um futsal aplicado e aguerrido, o Pato teve o elenco praticamente reformulado para a temporada 2019. Peças importantes daquele ano, como Batalha, Alemão, Danilo Baron, Rodriguinho, Ernandes e Well acabaram deixando a equipe.

Por outro lado, alguns medalhões permaneceram no elenco, como é o caso do goleiro Djony, do fixo Dudu, dos alas Di Maria e Neguinho, além dos pivôs Robério e Thiago Gouvêa. O clube também apostou na temporada 2019 em jogadores que não haviam conquistado a LNF, entre eles os fixos Jhow e Peru, além dos alas Chimba, Denner e Tom.

Mauricio Moreira

Peru se tornou um dos ídolos da torcida de Pato Branco. Foto: Mauricio Moreira

Na primeira fase do campeonato, o Pato Futsal terminou na oitava colocação. Já nos playoffs, a equipe enfrentou o Atlântico nas oitavas de final. Depois de perder o jogo de ida, em Erechim (RS), por 4 a 3, o Pato venceu o jogo da volta por 3 a 1 no tempo normal e 4 a 0 na prorrogação.

Na sequência, veio a tradicional equipe da ACBF. No jogo de ida, em Pato Branco, vitória do Pato Futsal por 3 a 0. Na volta, em Carlos Barbosa (RS), a equipe perdeu por 1 a 0 no tempo normal e a disputa foi para a prorrogação com o Pato precisando da vitória. Nos segundos finais, Di Maria arrancou como goleiro-linha, tocou para Denner em velocidade, que encontrou Robério. De primeira, o pivô passou para Di Maria, que bateu com categoria para marcar um dos gols mais históricos do time paranaense. A classificação foi comemorada por centenas de torcedores do Pato em Carlos Barbosa (RS).

Mauricio Moreira

Di Maria marcou um dos gols mais decisivos para o Pato na LNF2019. Foto: Mauricio Moreira

Na semifinal da LNF2019, o Pato enfrentou o Jaraguá. A equipe venceu o jogo de ida, na Arena Jaraguá, por 2 a 1, diante de aproximadamente 8 mil pessoas. Na volta, em Pato Branco, vitória por 2 a 0 e a classificação para final.

Mauricio Moreira

Pato passou pelo Jaraguá na semifinal da LNF2019. Foto: Mauricio Moreira

Na decisão, o Pato tinha pela frente o Magnus. No jogo de ida, em Pato Branco (PR), a torcida lotou o Dolivar Lavarda e o Pato venceu por 3 a 2. Na volta, um empate era o suficiente para equipe se tornar bicampeã. No entanto, mais uma vez, o Pato surpreendeu e goleou o Magnus na Arena Sorocaba, por 6 a 0.

O goleiro Djony foi eleito o melhor da posição e também o craque da LNF2019. Di Maria terminou como melhor ala esquerdo do campeonato e Sergio Lacerda foi eleito o melhor treinador. Chimba terminou entre as principais revelações da LNF. Jhow, artilheiro do Pato na competição, com 11 gols, também esteve entre os três melhores fixos. Neguinho apareceu entre os três melhores alas direito.

Mauricio Moreira

Pato termina a temporada como bicampeão da LNF. Foto: Mauricio Moreira

O Pato entra para seleto grupo de bicampeões da Liga Nacional de Futsal e é o único clube paranaense a ter conquistado a maior e mais disputada competição da modalidade no mundo.