O gosto da vitória e o da derrota em Copa do Mundo são ainda mais intensos. Rodrigo conhece bem esses sabores. Campeão em 2012, na Tailândia, ele também estava na Colômbia quando, depois de anos, o Brasil nem na final chegou. Calejado, o Capita do Magnus e da Seleção Brasileira sabe sua importância no grupo.

Aos 37 anos e indo para a sua terceira Copa do Mundo, o fixo valoriza o ambiente construído entre jogadores e comissão técnica, ratifica os cuidados que a CBF vem dando à modalidade e projeta um time forte nas mãos de Marquinhos Xavier. Falta pouco e por enquanto apenas o cheiro do Mundial é possível sentir.

Thais Magalhães/ CBF

Rodrigo em treino da Seleção Brasileira. Foto: Thais Magalhães/ CBF

Você é um dos mais experientes do time e passou por muitas coisas na carreira. Como avaliou a preparação na Granja Comary?

É uma Seleção bem experiente e rodada. Sou o mais velho com dois Mundiais e acho importante porque é muito diferente a Copa do Mundo. A gente costuma brincar que o coração bate na garganta, mas estamos preparados. Ter essa estrutura para exames, cada atleta estar bem, os jogadores do Brasil estão com mais ritmo e por isso foi fundamental todos os testes possíveis. Receber o presidente da CBF, o Branco, sentir o clima lá, deu um gás a mais, pode ter certeza disso.

Como capitão, muitas vezes, o discurso tem que partir de você. O que acha que deve ser dito sobre essa Seleção que está próxima de iniciar mais uma Copa do Mundo?

O Marquinhos está fazendo de tudo para transformar tudo isso em um time e está conseguindo. A gente está cada vez mais entendendo o que ele quer e ele já trabalhou com vários atletas também. Estamos entendendo bem o processo. Sabemos que vai ser muito difícil, mas estamos preparados. Vejo muita confiança e o pessoal se preocupando apenas em treinar e jogar e isso eu acho fundamental. Tem tudo para dar certo e o Brasil voltar da Lituânia com esse título. Estes quatro amistosos na Polônia estão sendo fundamentais. A torcida mesmo de longe vai ser importante. Vai ser um grande Mundial.

A Seleção Brasileira venceu os dois amistosos contra a Polônia, 4 a 1 e 5 a 1, e ontem, enfrentando a Sérvia, mais uma vitória, dessa vez por 4 a 3. Amanhã, às 13h, o Brasil encara novamente a Sérvia, com transmissão ao vivo do SporTV. É o último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo, dia 13 de setembro, contra o Vietnã.

Douglas Pingituro/ CBF

Rodrigo é o capitão da Seleção Brasileira. Foto: Douglas Pingituro/ CBF