Na decisão da 43ª edição da Taça Brasil dois times da LNF se enfrentaram neste domingo, às 11 horas. Na cidade de Carlos Barbosa, Assoeva e ACBF fizeram um clássico gaúcho no qual o time de Venâncio Aires buscava o título inédito e o de Carlos Barbosa, a terceira conquista da competição.

Nos primeiros minutos, em mais uma jogada ensaiada de falta da equipe de Marquinhos Xavier, Pito abriu o placar. A Assoeva respondeu ao golpe com um pouco de nervosismo, principalmente pelo atleta Thiaguinho, que chamava o jogo, mas cometeu duas faltas seguidas e entrou em rusgas com os jogadores de laranja. A arbitragem tratou de contemporizar, chamando ele e Rafa para conversa.

O time de amarelo rodou seu quarteto e Malafaia colocou em quadra a revelação da LNF 2015, Pedro Rei, que ajudou a igualar a partida e pressionar o time da casa. Quem se destacou então, com pelo menos duas defesas cruciais, foi o goleiro Deivid, recém-contratado que já vai conquistando a confiança da torcida. Por outro lado, Quinzinho também fez uma intervenção importante com os pés, evitando o segundo gol. Antes do apito final da primeira etapa, Pito sentiu a coxa e não voltou mais.

No segundo tempo, ainda no primeiro minuto, a ACBF foi pra cima e acertou a trave pela segunda vez na partida. Em mais um lance de perigo o time da casa chegava, até que o goleiro Quinzinho saiu de modo ousado e cortou, já ligando o contra ataque com Thiaguinho. O camisa dez por sua vez serviu Genaro, que mandou para as redes: tudo igual!

Com isso, a Assoeva cresceu na partida e quase virou. Em roubada de bola e drible rápido, Genaro armou uma boa jogada e entrou na área para finalizar. Após quase conseguir marcar, Genaro foi agredido pelo jogador Kevin e revidou, ao que ambos foram expulsos. Mesmo com muita intensidade de jogo ninguém mexeu mais no placar. Destaque para defesa de Quinzinho com o braço esquerdo, faltando um minuto e meio para o final do tempo regulamentar. Além disso, Daniel da Assoeva quase marcou, faltando 40 segundos, e deixou escapar o que seria o gol do título.

Pela regra do torneio o empate na prorrogação valorizava a Assoeva, mas quem fez foi a ACBF. Com o goleiro linha em quadra, o camisa 14, Canabarro marcou o gol em passe de Murilo. Mesmo com toda a pressão da Assoeva o título ficou com o atual campeão da LNF. E assim começa a 40ª temporada de um dos times mais tradicionais do futsal brasileiro.

O campeão já está garantido para disputar em 2017 a Supercopa de Futsal contra o futuro campeão da LNF 2016 e decidir quem vai para a Libertadores do próximo ano.

Notícia: Assessoria de Imprensa LNF
Imagem: Ulisses Castro/ACBF